Publicado 28 de Novembro de 2012 - 5h00

Rubem Alves foi um dos intelectuais mais famosos e respeitados do Brasil

Divulgação

Rubem Alves foi um dos intelectuais mais famosos e respeitados do Brasil

Escritor e colunista do Caderno C, Rubem Alves tem um arquivo em seu computador, daqueles comuns, em Word mesmo, com cerca de 900 páginas, chamado Baú. Todas as ideias, pensamentos ou simplesmente uma inspiração que vêm à sua mente são registradas lá na máquina. “Antes, quando eu comecei a escrever, há muitos e muitos anos, eu anotava tudo num caderninho para depois, com tempo, transformar em uma crônica”, lembra. Mas o que ele não imaginava era que as ideias viriam muito mais rápidas do que o tempo disponível que ele tinha para se dedicar a essas epifanias. “Então desenvolvi uma técnica que chamo de badulaque, que é escrever coisas leves, curtas. Meus leitores adoram isso, porque você não precisa de textos longos para apreciar a leitura, mas sim algo que você pode ler em qualquer lugar, rapidamente, e com conteúdo.”

 

Rubem explica que essas pequenas ideias guardadas são, na verdade, aforismos — do grego aphorismós, que significa limitação, definição breve, sentença —, e que conseguiu colocar em prática o que sempre quis. Percorreu as 900 páginas e trabalhou cerca de 250 aforismos, deixando-os ainda curtos, breves e concisos, mas com mensagens mais elaboradas. O resultado veio em forma de livro, intitulado 'Rubem Alves em Meditação' (Saberes, 230 págs., R$ 44,90), que será lançado nesta quarta-feira (28), às 19h, na Fnac do Parque D. Pedro Shopping.

Aos 79 anos, o também psicanalista e teólogo conta que a obra é composta principalmente de reflexões sobre suas conquistas durante a vida, além de pensamentos sobre as transformações ocorridas com o tempo e os questionamentos humanos. “Praticamente tudo o que eu escrevo, inclusive os textos para o Correio Popular, saem desse meu baú. É uma verdadeira bagunça, como qualquer baú, mas sempre vou lá para procurar coisas que guardei e acabei esquecendo. Aforismo é como uma pedra preciosa: rara e em pequenas doses. É curto, breve, conciso, mas tem a força de um raio, iluminando tudo.”

O livro ainda traz um projeto gráfico diferenciado, elaborado por Bruna Mello, com cores e formas que dão destaque aos textos. Além disso, o escritor revela que o evento terá objetos, como canecas artísticas, inspiradas em suas obras, como parte do projeto de muitos de seus amigos em criar um instituto Rubem Alves. “Vou conversar com meus leitores sobre os meus pensamentos, mas se eles quiserem, podem comprar uma caneca como presente de Natal também”, diverte-se.

Serviço

Lançamento do livro 'Rubem Alves em Meditação' (Saberes, 230 págs., R$ 44,90)

 

Nesta quarta-feira (28), às 19h

Na Fnac Campinas - Parque D. Pedro Shopping (Avenida Guilherme Campos, 500, Entrada das Flores) - Campinas. Telefone: )19) 2101-2000

 

De graça