Publicado 24 de Novembro de 2012 - 5h00

Por Agência Estado

Rita Lobo apresenta o programa Cozinha Fácil no GNT

Divulgação

Rita Lobo apresenta o programa Cozinha Fácil no GNT

Nem só de reality show e atrações importadas, com aprendizes de gastronomia e tarefas cronometradas no monitor, sobrevive a TV paga brasileira quando o assunto é programas de culinária. Seja com profissionais mais experientes, como Olivier Anquier e Palmirinha Onofre, seja com novatos, a exemplo da atriz e apresentadora Bruna di Tullio, os canais oferecem um leque de oportunidades para quem deseja colocar a mão na massa. As receitas vão de doce a salgado, a um clique do controle remoto.

 

Os mais inexperientes podem começar pela atração de Rita Lobo, 'Cozinha Prática' (GNT). Nele, a chef e escritora promete sempre ensinar receitas que funcionam, e explica tudo nos mínimos detalhes para quem nunca fritou um ovo. Já o 'Diário de Olivier', também no GNT, contribui para aumentar o menu do telespectador que deseja ousar. O programa é comandado pelo francês Olivier Anquier que, a bordo de seu Fusca, encara diversos roteiros de viagem, em busca das maravilhas da gastronomia brasileira.

Outro estrangeiro que adotou o Brasil para misturar os ingredientes é Claude Troisgros, premiado diversas vezes na França por seu talento. Em 'Que Marravilha!' (GNT), ele reúne celebridades, ao estilo do 'Estrelas' (Globo), para bater papo e cozinhar. No entanto, quando a conversa rende mais do que o esperado, a culinária acaba ficando em segundo plano, e resta ao telespectador pegar as dicas no site da atração (gnt.globo com/quemarravilha).

“O brasileiro é um povo gregário e sociável, e a culinária é uma atividade que reúne as pessoas. Então, talvez, haja no Brasil um interesse adicional (por programas de culinária) em função dessas nossas características. Além disso, agora os homens brasileiros também querem aprender a cozinhar”, analisa Marcello Braga, diretor de conteúdo da Fox International Channels Brasil. O executivo ainda lembra que, pensando nessa nova tendência, o canal criou o 'Homens Gourmet' (Bem Simples).

Nesse programa, quatro chefs brasileiros — Carlos Bertolazzi, Dalton Rangel, Guga Rocha e João Paulo Alcântara — ensinam a preparar receitas e truques práticos e simples, com bom humor e um toque masculino. Outra criação do Bem Simples, atualmente na segunda temporada, é 'A Confeitaria', comandada pela atriz e apresentadora Bruna di Tullio. “As receitas (doces, bolos, chocolates e pães) são todas muito bem explicadas por mim e pelos meus colegas”, revela a jovem.

 

Veteranas

O canal também conta com o 'Programa da Palmirinha', com Palmirinha Onofre, e 'Brasil no Prato', apresentado por Carla Pernambuco. Apesar de todos esses, Braga revela que ainda há espaço para que novas atrações do gênero cheguem ao telespectador. “É um tema bastante amplo porque podemos falar sobre receitas de diferentes países e de diferentes tipos de ingredientes, receitas para o verão, inverno, crianças, adultos, namoro e pratos simples e pratos sofisticados”, pondera.

 

 

Escrito por:

Agência Estado