Publicado 11 de Novembro de 2012 - 5h00

Théo Medeiros preparou cuscuz marroquino com lulas, camarões e abacate de entrada,  Coq au Vin, como prato principal, e salada de frutas  Carmen Miranda de sobremesa

Rodrigo Zanotto/AAN

Théo Medeiros preparou cuscuz marroquino com lulas, camarões e abacate de entrada, Coq au Vin, como prato principal, e salada de frutas Carmen Miranda de sobremesa

Chef ThéoBrindada com um clima ameno e um vento refrescante, a noite da última terça-feira (6) foi palco do primeiro encontro Roteiro dos Chefs, que ocorreu sob o comando de Théo Medeiros. O jantar aconteceu no próprio restaurante do chef franco-português, localizado no Cambuí, em Campinas.

Em clima informal, Théo teve a oportunidade de conversar e avaliar as reações dos convidados enquanto degustavam o menu especialmente elaborado para a ocasião. “Hoje o cliente está mais exigente. Ele entende de gastronomia e ousa mais, experimenta coisas diferentes, não tem mais aquela história de pedir sempre o mesmo prato e isso é muito bom”, avalia.

Para a entrada, o chef preparou um cuscuz marroquino com lulas, camarões e abacate com um molho que lembra o provençal. Já o prato principal ficou por conta do Coq au Vin, galo ao vinho tinto, que tem uma carne mais escura e encorpada, mas, ao contrário do que muitos pensam, é muito macia.

Para deleite final dos comensais, o banquete foi fechado com a salada de frutas vermelhas batizada de Carmen Miranda, que leva calda de melão prince e sorvete de melancia. Tudo foi harmonizado com vinhos da Grand Cru.

O projeto, uma iniciativa da Metrópole, tem como patrocinadores o Laboratório Franco do Amaral, a Clínica de Odontologia Camila Dutra e o Galleria Shopping e prevê quatro jantares comandados por profissionais renomados da cidade.

O próximo deve ocorrer no italiano Gallo Nero, sob o comando de André Bearzotti. “O Roteiro dos Chefs tem como diferencial o fato de não ocorrer sempre em um único lugar. A ideia é prestigiar os chefs em seus restaurantes e, dessa forma, eles podem apresentar o que têm de melhor no ambiente que já estão acostumados”, pondera o gerente comercial da Metrópole, Alex Sandro do Prado. 4