Publicado 11 de Novembro de 2012 - 22h02

Candidatos fazem a prova da primeira fase do vestibular da Unicamp

Élcio Alves/AAN

Candidatos fazem a prova da primeira fase do vestibular da Unicamp

Os candidatos a uma das 3.444 vagas dos 68 cursos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) realizaram nesta domingo (11) a prova da primeira fase do Vestibular. Compareceram 62.260 estudantes - índice de abstenção de 7,64% contra 7,39% do ano anterior - e, de acordo com a Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest), tendo transcorrido sem incidentes mais sérios.

Três alunos chegaram a passar mal, todos sem gravidade, durante a realização da prova e foram encaminhados para hospitais locais. A Comvest também informou que entre 15 e 20 candidatos foram pegos portando aparelhos celulares e serão desclassificados. Segundo o coordenador da Comissão, Maurício Kleinke, um aluno chegou a ser flagrado gritando pelo corredor de um colégio que tinha conseguido realizar o exame com o celular e também deverá ser eliminado do concurso.

A prova foi realizada em 50 escolas de 21 cidades. O maior índice de abstenção foi registrado em Brasília (20,38%) e, o menor, em São Bernardo do Campo (4,75%). Os candidatos foram avaliados em 48 questões de múltipla escolha de conhecimentos gerais e tiveram que elaborar duas redações. Em um dos temas, os vestibulandos tiveram que elaborar um ponto de vista a partir de um texto que falava da "importância do pessimismo em oposição ao otimismo" . O outro era redigir uma carta para um jornal criticando uma reportagem sobre bebida alcoólica para cachorros, mas que não mencionava o problema do aumento do consumo de álcool na adolescência.

De acordo com a comissão que elaborou a prova, este ano foram duas, e não três redações como em anos anteriores, para que os alunos tivessem mais tempo para elaborar os textos. Foi divulgada também uma errata com relação a questão 28 da prova de conhecimentos gerais. A pergunta da disciplina de química apresentou duas alternativas com repostas semelhantes, porém, ambas incorretas. A Comvest informou que não haverá interferência na nota final dos alunos e que a questão não será anulada. O gabarito será divulgado hoje à tarde e o resultado da primeira fase será conhecido em 21 de dezembro. A segunda fase ocorrerá entre os dias 13 e 15 de janeiro.

Para a segunda fase serão convocados os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 550 pontos, em número de três e máximo de seis vezes o número de vagas do curso escolhido em primeira opção. Kleinke também comentou a formulação da prova e a escolha dos temas da redação. "Uma das coisas muito importantes que a gente busca avaliar é a capacidade do estudante trabalhar dentro do ensino superior. Nesse ponto, uma capacidade de fazer uma síntese de um texto sem esquema prévio de preparação, onde tem que ler e elaborar resumo, como nesse caso, é uma tarefa que é muito importante para continuidade da vida acadêmica dele", disse.

SAIBA MAIS

- O gabarito oficial do Vestibular da Unicamp será divulgado nesta segunda-feira (12) à tarde.

- A prova foi realizada em 50 escolas de 21 cidades.

- A segunda fase ocorrerá entre os dias 13 e 15 de janeiro.

- Foi divulgada uma errata com relação a questão 28 da prova de conhecimentos gerais.