Publicado 09 de Novembro de 2012 - 22h53

Por Gazeta de Piracicaba

Inauguração da Hyundai em Piracicaba

Gazeta de Piracicaba

Inauguração da Hyundai em Piracicaba

A montadora sul-coreana Hyundai inaugurou oficialmente sexta-feira (9) sua primeira unidade na América Latina, em Piracicaba. Desde setembro, quando a planta começou a operar, foram produzidas 26 mil unidades do HB20, hatch popular da marca desenvolvido exclusivamente para o mercado brasileiro. A empresa, no entanto, vendeu em dois meses 50 mil unidades do carro, ou seja, 24 mil proprietários estão na fila de espera. “Nossa expectativa de comercializar 25 mil unidades até o final de 2012 foi superada e estamos ajustando isso", afirmou o gerente de produção Eugênio Césare.

A direção da Hyundai informou que estuda formas de aumentar a produção para atender à demanda pelo carro produzido no local, o HB20. A fábrica iniciou a produção comercial em 20 de setembro e já opera no limite de sua capacidade, de 34 carros por hora. Césare disse que a montadora estuda investimentos adicionais para eliminar gargalos no sistema produtivo, tanto na fábrica como na cadeia de suprimento.

Ele destacou a possibilidade de a fábrica abrigar um terceiro turno de produção no futuro. A montadora antecipou, há cerca de três semanas, o início do segundo turno na fábrica, cuja capacidade de produção anual é de 150 mil carros. Mas a forte demanda, em meio à redução das alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), levou a listas de espera de até quatro meses em concessionárias da marca.

A unidade emprega atualmente cerca de 1,8 mil funcionários. Até 2013, a expectativa é que esse número chegue a 2 mil trabalhadores. São outros 3 mil empregos gerados nas fornecedoras que trabalham no parque automotivo. Crossover e sedã com datas de lançamento

A empresa também informou que está acelerando o desenvolvimento da rede de distribuição e espera fechar o ano com 180 lojas, 30 a mais do que o previsto inicialmente. Hoje 120 concessionárias vendem o HB20. A meta é chegar a 200 lojas até o fim de 2013.

O carro produzido em Piracicaba será, inicialmente, vendido apenas no mercado brasileiro. A montadora informou que ainda não tem planos de exportação do modelo.

Os investimentos da Hyundai na nova fábrica alcançaram US$ 700 milhões, US$ 100 milhões acima das estimativas iniciais, que previam desembolsos de US$ 600 milhões.

Escrito por:

Gazeta de Piracicaba