Publicado 05 de Novembro de 2012 - 9h07

O prefeito eleito Jonas Donizette (PSB), que vai comandar a reunião:

César Rodrigues/20out2012/AAN

O prefeito eleito Jonas Donizette (PSB), que vai comandar a reunião: "Objetivo do encontro é somar as forças políticas de Campinas"

O prefeito eleito de Campinas, Jonas Donizette (PSB), se reúne hoje com deputados estaduais e federais da cidade para iniciar as conversas que tratam da criação de um canal de diálogo com os governos estadual e federal na realização de parcerias com o Município. O encontro contará também com a presença de parlamentares de siglas que não fizeram parte da base de sua candidatura em uma primeira tentativa de aproximação após o período eleitoral. Os parlamentares são importantes na realização de convênios com o Executivo e responsáveis pelo encaminhamento de emendas. Cada deputado federal terá direito a R$ 15 milhões em emendas em 2013.

Campinas elegeu em 2010 cinco deputados federais. Com a saída de Jonas para assumir a Prefeitura, a cidade ainda terá outros quatro parlamentares, com potencial de até R$ 60 milhões por ano em emendas para a cidade.

O prefeito eleito disse que vê a reunião como uma coordenação de esforços políticos. “O objetivo do encontro é somar as forças políticas de Campinas, agregando as representações da Assembleia Legislativa e da Câmara dos

Deputados pelo bem da cidade. Como sou deputado federal e já fui deputado estadual, conheço as várias maneiras que os parlamentares podem ajudar a Prefeitura a conseguir verbas e apoio. No encontro, vamos discutir formas de unir e coordenar esforços para o bem de Campinas”, afirmou Jonas.

O deputado federal e um dos articuladores do apoio tucano à candidatura do pessebista, Carlos Sampaio (PSDB), disse que a presença de legendas não aliadas na reunião é uma demonstração de que o processo eleitoral já foi superado e que o momento é de pensar na cidade. “É realmente positivo. Jonas mostra que os interesses de Campinas estão acima dos partidos. É a primeira reunião que vai discutir ideias e tratar dos desafios da cidade. Vou me colocar à disposição”, disse.

Filiado a uma das siglas adversárias da campanha de Jonas no segundo turno, o PDT, o deputado federal Salvador Zimbaldi também usou a mesma linha conciliatória e confirmou presença na reunião. “As candidaturas foram colocadas, e a eleição, os ataques e as discussões agora acabaram. Não é uma ajuda para o prefeito, mas para a população. Acredito que podemos trazer emendas e a possibilidade de interlocução de projetos específicos para a região”, disse.

O deputado federal Guilherme Campos (PSD), que apoiou a candidatura de Marcio Pochmann (PT), disse que não foi comunicado a respeito do encontro e não comentou o assunto. A deputada federal Aline Corrêa (PP) não foi encontrada e o deputado federal e pastor Paulo Freire (PR) disse que estava em uma reunião ontem à noite, mas não retornou as ligações da reportagem.

Já a assessoria de imprensa do prefeito eleito informou que todos os parlamentares da cidade foram convidados para o evento. O deputado estadual Gerson Bittencourt (PT) também não foi localizado para comentar a reunião e confirmar presença.

Oportunidade

A deputada estadual e presidente do PSDB de Campinas, Célia Leão, também afirmou que vê no encontro uma oportunidade para discutir projetos para a cidade. “Como foi falado pelo prefeito eleito, ele tem uma boa relação com os governos federal e estadual. Podemos ajudar na direção de projetos e de emendas do Orçamento”, disse Célia.

O também deputado estadual Feliciano Filho (PEN) falou da possibilidade de discussão de projetos e afirmou que a reunião será uma oportunidade de apresentar propostas a Jonas. “Queremos conversar com ele, assim como já existe em São Paulo, a respeito da criação de um hospital público para animais. É uma questão de saúde pública para evitar a transmissão de zoonoses. Queremos ajudar via emendas, sem tirar dinheiro de outras áreas”, afirmou. A reunião será realizada às 15h, no Hotel Vitória, em Campinas.