Publicado 29 de Novembro de 2012 - 21h47

Harley-Davidson Switckback é versátil

Osvaldo Furiatto Jr./AAN

Harley-Davidson Switckback é versátil

Lançada no Brasil neste ano, a nova Switchback, da família Dyna, foi uma das principais estrelas da Harley-Davidson do último Salão Duas Rodas. Durante o período de avaliação do modelo, o que mais chamou a atenção foi a sua versatilidade, pela mistura dos estilos cruiser e touring.

Farol com estilo retrô

Com design que remete as motos antigas, a Switchback é recheada de cromados, rodas de alumínio com desenho moderno, farol enorme, velocímetro no meio do tanque, um longo escapamento duplo (2X1) e o guidão largo e recuado dos modelos cruiser. Já as duas malas laterais (saddlebags) e o para-brisa remetem a linha das motos touring.

O assento tem apenas 695 mm do solo e isso facilita o controle dos 330 quilos da motocicleta, mesmo para pilotos com menor estatura ou mesmo as mulheres.

Assento confortável para piloto e garupa

A Switchback vem equipada com o vigoroso motor Twin Cam 96 de 1600 cm³ com dois cilindros em “V” e transmissão de seis velocidades, sendo que a última é overdrive. Seu desempenho tem torque de sobra em baixas rotações — 11, 9 kgfm, ambos a 3.500 rpm — e basta aumentar a aceleração ter uma resposta rápida e segura da amotocicleta. Isso transmite mais conforto ao piloto, que realiza um número menor de trocas das marchas.

Seja na estrada ou cidade, a posição do piloto é confortável. Um assento enorme e com os braços levemente abertos e flexionados e os pés bem apoiados em plataformas é possível aproveitar as paisagens da estrada com muito conforto. E por falar em conforto, cada saddlebag tem capacidade para quase sete quilos de carga.

TECNOLOGIA

A Switchback tem computador de bordo com indicador de marcha, de rotação, autonomia do combustível, hodômetro total e dois parciais e relógio. Os freios com sistema ABS transmitiram segurança durante todo tempo. Os indicadores de direção (piscas) desligam automaticamente.

A suspensão dianteira tem garfo telescópico. Na traseira, os dois amortecedores possuem regulagem de carga com cinco posições diferentes.

O modelo Dyna Switchback 2012 está disponível nas cores preta, prata e vermelha e o preço sugerido pelo fabricante é de R$ 43.700.

O modelo testado foi cedido pela concessionária Harley-Davidson Tennessee.

Agradecimento ao casal Pasku e Caroline Coli e ao bar Rota dos MCs.