Publicado 23 de Novembro de 2012 - 17h36

Honda Gold Wing também é conhecida como Rainha das Estradas

Osvaldo Furiatto Jr/AAN

Honda Gold Wing também é conhecida como Rainha das Estradas

A Gold Wing 2012 ganhou novo design, bagageiros maiores e um novo sistema de som, sem perder a característica de ser uma moto bem equilibrada tanto parada quanto rodando.

Honda Gold Wing também é conhecida como Rainha das Estradas

A GL 1800 consegue proporcionar ao piloto a harmonia entre potência, conforto e muita tecnologia. Ao sentar na moto, observando a enorme quantidade de botões no console, luzes indicadoras, acionamentos nos manetes e os relógios no painel, a primeira impressão é de que existe uma grande aeronave para ser pilotada.

Com tanta sofisticação, antes de sair é importante ter uma aula para aproveitar melhor todos os recursos. Ainda com a moto no cavalete, apenas acionando os botões, o piloto ajusta a suspensão traseira em uma das 26 posições, sendo que duas podem ser gravadas na memória.

Honda Gold Wing também é conhecida como Rainha das Estradas

Na sequência o ajuste da altura dos faróis e do parabrisa. A partida é suave e na marcha lenta quase não se escuta o funcionamento do motor. Mas basta acelerar para ouvir a música, ou melhor, o ronco produzido pelos seis cilindros contrapostos com 12 válvulas (duas por cilindro), que tem refrigeração líquida e gera potência máxima de 118 cv a 5.500 rpm e torque máximo de 17 kgf.m a 4.000 rpm.

Depois de alguns quilômetros rodando e apreciando o funcionamento da máquina e o som que sai do duplo escapamento lembro que andar com a Gold Wing e não ouvir música é praticamente um pecado. Afinal, o modelo 2012 ganhou potência de 80 watts por canal. Com seis alto-falantes estrategicamente colocados, piloto e garupa escutam as músicas com nitidez, mesmo em altas velocidades.

Honda Gold Wing também é conhecida como Rainha das Estradas

Para escolher o que deseja ouvir o piloto pode escolher entre as entradas para iPod, iPhone e USB ou programar na memória a sintonia de 12 estações de rádio AM/FM. O sistema ainda tem compensador de volume e silenciador automáticos. No começo é um pouco estranho, mas na estrada é bem interessante.

Ciclística

Com óleo do motor, tanque cheio, garupa e todas as malas ocupadas, o peso do conjunto pode passar de meia tonelada, mas a pequena distância entre o assento e o chão, que é de apenas 740 mm torna tudo bem seguro quando a moto está parada. Já rodando, a ciclística é excelente e deixa o modelo fácil de pilotar, ainda mais para percorrer longas distâncias.

Honda Gold Wing também é conhecida como Rainha das Estradas

Design

Olhando de frente, os faróis ganharam máscara negra que deixaram a Gold Wing com uma cara mais “nervosa”. A carenagem lateral agora tem a cor prata e estrutura que reduz o deslocamento do ar na parte inferior da motociclista, reduzindo o calor emitido para as pernas.

Os bagageiros laterais também ganharam novos desenhos com uma perfeita integração com a moto. Além disso, aumentaram de tamanho em relação ao modelo anterior de 147 para 150 litros sem comprometer a estabilidade e a aderência da moto.

Honda Gold Wing também é conhecida como Rainha das Estradas

Se rodar com ela por aí já chama a atenção, imaginem no momento em que o piloto abre o bagageiro traseiro com o controle remoto do alarme.

Segurança

A Gold Wing transmite muita segurança para o piloto o tempo todo, ainda mais sabendo que possui airbag frontal, mas achei melhor não testar.

Único modelo de motocicleta a contar com as bolsas de ar infláveis, o sistema fica posicionado à frente do piloto e evita que o corpo seja lançado contra o parabrisa em caso de acidente.

Para acionar as bolsas no caso de uma batida de frente, a moto tem quatro sensores no garfo dianteiro que detectam as mudanças de aceleração.

Honda Gold Wing também é conhecida como Rainha das Estradas

A GL 1800 vem equipada com os freios ABS que evitam o travamento das rodas e o avançado Dual CBS, que divide a força da frenagem entre as rodas tanto nos acionamentos do pedal, quanto do manete de freio. Na frente tem dois discos flutuantes de 296 mm e um de 316 mm na traseira, todos com cáliper de três pistões.

Conforto

Além de todo conforto gerado pelas suspensões da moto, pela força do motor e pela posição de pilotagem, a Gold Wing vem com dois enormes e confortáveis bancos.

Ambos possuem apoio lombar e a garupa ainda fica em um nível mais alto com um eficiente encosto e plataforma para apoio dos pés.

Honda Gold Wing também é conhecida como Rainha das Estradas

Importada do Japão, a GL 1800 Gold Wing 2012 está disponível nas cores preta e branca perolizada, com preço público sugerido de R$ 92 mil, com base no Estado de São Paulo e garantia é de um ano, sem limite de quilometragem.

 

Agradecimentos a modelo Adilene Daliê, da L' Agence Modelos, a produção de moda e maquiagem Nelcy Tocco e ao Bar Kaliper's, de Indaiatuba