Publicado 28 de Novembro de 2012 - 10h11

Por France Press

A recaída mais recente aconteceu em fevereiro, quando foi submetido a uma nova cirurgia em Havana

CEDOC

A recaída mais recente aconteceu em fevereiro, quando foi submetido a uma nova cirurgia em Havana

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, desembarcou em Cuba na madrugada desta quarta-feira para um novo tratamento, informou o jornal oficial Granma.

 

Chávez "chegou a esta capital por via aérea na madrugada de hoje, com o propósito de continuar o tratamento médico que segue, como parte do processo de fortalecimento de sua saúde, que compreenderá várias sessões de oxigenação hiperbárica", afirma o curto comunicado oficial.

 

Chávez, de 58 anos e no poder desde 1999, foi submetido a tratamentos de quimioterapia e radioterapia depois de ser diagnosticado com câncer em junho de 2011 em Havana, onde tem feito quase todo o tratamento.

 

A recaída mais recente aconteceu em fevereiro, quando foi submetido a uma nova cirurgia em Havana.

 

De acordo com o médico José Felix Oletta, ex-ministro da Saúde da Venezuela, a oxigenação hiperbárica pode ser aplicada em "pacientes que recebem radioterapia e podem desenvolver a longo prazo lesões relacionadas aos ossos ou pele".

 

"Não é um tratamento formal contra o câncer. Pode ser um tratamento paliativo experimental", explicou à AFP Oletta, que admitiu a dificuldade de opinar sobre o caso do presidente sem conhecer a natureza da doença.

Escrito por:

France Press