Publicado 09 de Novembro de 2012 - 12h15

Por France Press

A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) vai retomar as negociações com o Irã sobre o polêmico programa nuclear do país no dia 13 de dezembro em Teerã, anunciou um porta-voz da agência nesta sexta-feira.

 

"A AIEA e o Irã concordaram em realizar novas negociações em Teerã no dia 13 de dezembro", declarou o porta-voz Gill Tudor, em um e-mail à AFP, confirmando informações de uma fonte diplomática.

 

"O objetivo é concluir uma aproximação estruturada para resolver as questões pendentes em relação ao programa nuclear do Irã", acrescentou.

 

A AIEA busca conseguir de Teerã uma cooperação maior para esclarecer as questões relacionadas a uma possível dimensão militar do seu programa nuclear, o que o Irã nega.

 

A agência deseja ter acesso às instalações militares de Parchin, próximo a Teerã, onde há suspeitas de que as autoridades realizem simulações de explosões nucleares.

 

Várias reuniões desde o início de 2012, e até mesmo uma visita do secretário-geral da Agência, Yukiya Amano, em Teerã, em maio, não conseguiram permitir que as duas partes chegassem a um acordo.

 

As últimas consultas formais entre os dois lados foram em 24 de agosto.

Escrito por:

France Press