Publicado 06 de Novembro de 2012 - 17h33

Por France Press

Os americanos recorreram em massa ao Twitter e outras redes sociais nesta terça-feira para postar suas fotos com as cédulas eleitorais da tão esperada eleição presidencial, exibindo adesivos com os dizeres "eu votei" e pedindo às outras pessoas para fazer o mesmo.

 

Um estudo do Pew Research Center mostrou que 22% dos entrevistados em uma mostra representativa de 1.011 eleitores anunciaram em quem votaram - ou planejavam fazer isso - nas redes sociais, inundadas com postagens "Eu votei" e fotos.

 

A pesquisa também concluiu que cerca de 25% das pessoas que apoiam Barack Obama reconheceram a opção publicamente, enquanto 20% dos que votaram em Mitt Romney fizeram isso.

 

Quase um terço dos eleitores foram encorajados a votar por causa de posts na mídia social, enquanto um quinto tentou convencer outros a votar no mesmo meio.

 

O Facebook postou mensagens de atualizações de usuários cujos amigos estavam votando e pedindo a eles para fazer o mesmo e clicar no botão "Eu sou um eleitor".

 

Em uma página separada, um mapa em tempo real dos Estados Unidos destacavam as áreas onde as pessoas acabaram de clicar no botão, com um contador mostrando os milhares de eleitores usuários do Facebook (http://www.facebookstories.com/vote).

 

O Google também aderiu à ideia, permitindo que os usuários do buscador clicassem no Doodle - feito de cédulas de papel, com o "g" caindo em uma urna eleitoral com as cores da bandeira norte-americana - para encontrar a sessão eleitoral mais próxima.

 

"Acabei de votar & meu avô ficaria tão orgulhoso!", twittou @She_Weezy2012, postando uma foto de um adesivo "Eu votei" em seu suéter cinza e acrescentando a hashtag #ivoted, que está sendo usada por centenas de pessoas no Twitter.

 

Nos momentos finais das eleições desta terça-feira, membros da equipe de campanha, celebridades e outros usaram as redes sociais intensamente para tentar persuadir as pessoas a votar e a bater o recorde de comparecimento às urnas de 2008, quando dois terços dos eleitores norte-americanos votaram.

 

Usando óculos escuros e um boné preto, o cantor Lenny Kravitz também deu mostras sua participação, postando seu adesivo "Eu votei hoje!" em uma foto em sua conta no Twitter.

 

Muitas pessoas reclamaram da longa espera nas sessões eleitorais. "Ufa! 1 hora e 45 mins depois," twittou @trentfaris, mas ainda sim postou, orgulhoso, uma foto do seu "Eu votei".

 

Outras pessoas publicaram fotos delas votando com suas crianças - uma iniciativa apoiada pela primeira dama, Michelle Obama, que encorajou os americanos a levar as crianças para as sessões eleitorais para que elas tenham uma ideia do processo democrático.

 

O Picswitch, um site que permite aos usuários customizar suas imagens de perfil no Twitter, tinha uma grande seleção de fotos fornecida pela equipe de campanha de Barack Obama que as pessoas iam adicionando às suas fotos.

 

O mais popular era o banner genérico "Eu votei" com o logo da campanha de Obama, mas dezenas de pessoas também escolheram uma imagem das costas do presidente norte-americano, com a legenda "Estou com ele."

 

Muitas pessoas também informaram no Foursquare o local exato onde votaram. No final do dia, os usuários poderão ver quem votou nos Estados Unidos em um mapa online.

 

Mais de 22.800 fotos já foram postadas no Instagram com a hashtag #ivoted.

 

"Feliz dia de eleições" foi postado no Twitter por pessoas do país inteiro, assim como as hashtags #VoteObama e #GoVote. A rede social também disponibilizou uma página dedicada às eleições americanas.

Escrito por:

France Press