Publicado 30 de Novembro de 2012 - 7h09

Por France Press

O Conselho de Segurança da ONU advertiu esta quinta-feira a Coreia do Norte contra a possibilidade de que o país prepare o lançamento de um novo míssil de longo alcance.

 

"Todos estamos de acordo em que seria extremamente inoportuno continuar com este projeto", declarou o encarregado da comissão que avalia a imposição de sanções contra a Coreia do Norte na organização, o embaixador português José Filipes Moraes Cabral.

 

Com relação à questão de haver indícios específicos de que um teste do tipo possa ser realizado, cabral não deu informações, mas acrescentou que "é evidente que existe uma inquietação".

 

Segundo imagens capturadas pelo operador comercial de imagens de satélite DigitalGlobe Inc., a Coreia do Norte pode estar preparando um novo disparo de testes de um míssil de longo alcance.

 

Estas novas imagens mostram uma atividade crescente em Sohae (noroeste), onde ocorreu o lançamento fracassado de um míssil em abril, indicou o operador.

 

"Em vista do nível de atividade observado" em matéria de "caminhões, pessoal e caminhões tanque, se a Coreia do Norte quiser, poderia realizar o quinto teste de lançamento de satélite no transcurso das próximas semanas", acrescentou.

Escrito por:

France Press