Publicado 28 de Novembro de 2012 - 17h03

Por France Press

Criança tem o rosto pintado com as cores da bandeira albanesa

France Press

Criança tem o rosto pintado com as cores da bandeira albanesa

A Albânia comemora nesta quarta-feira (28) o centenário de sua independência do Império Otomano, com manifestações que reuniram dezenas de milhares de pessoas em Tirana e Vlora, onde a bandeira albanesa foi hasteada há um século.

 

"O dia 28 de novembro é um dia de celebração para todos os albaneses onde quer que estejam, porque é o Dia da Independência, um dia que marca os sacrifícios e sonhos por um futuro melhor", disse em Vlora o presidente Bujar Nishani para a multidão entusiasmada.

"Hoje estamos unidos em torno desta bandeira", prosseguiu, enquanto os participantes agitavam as bandeiras albanesas vermelhas com a águia de duas cabeças em preto.

Este feriado nacional reuniu em Vlora o primeiro-ministro de direita, Sali Berisha, e o líder da oposição socialista, Edi Rama, apesar das profundas diferenças políticas que dividem os dois lados desde as últimas eleições parlamentares marcadas por fraudes, segundo a oposição.

O ponto alto da cerimônia foi uma manifestação à noite, em Tirana, com a participação de dezenas de milhares de pessoas, de acordo com a polícia.

Escrito por:

France Press