Publicado 10 de Novembro de 2012 - 1h00

Mariana, Galvão, Letícia e Daniela mostram material histórico do Alvinegro: DVD e livro em 2013

Divulgação/Du Castelar

Mariana, Galvão, Letícia e Daniela mostram material histórico do Alvinegro: DVD e livro em 2013

É grande o movimento de torcedores doando ou emprestando material histórico para o centenário do XV de Piracicaba, em 2013. A campanha "Participe da história de 100 anos do XV de Piracicaba" prossegue até a próxima quinta-feira (15/11), quando o clube chega aos seus 99 anos. O material pode ser entregue no estádio Barão de Serra Negra onde estagiárias da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) os receberão. Muitas curiosidades já são notadas. Por exemplo, a edição da Gazeta de Piracicaba de 16 de novembro de 2003, assinada por Eliane Teixeira, reverencia o aniversário do clube que, na época, completava 90 anos.

Uma revista local de 1983, a extinta "Galeria", noticia a morte do folclórico ex-presidente do clube, Romeu Ítalo Ripoli, falecido no dia 28 de outubro daquele ano. A revista tem fotos de Ripoli e retoma algumas declarações do dirigente: "Sou contra pagar altos salários. O esporte não deve ser visto como um espetáculo (...). O esporte é a melhor prática educadora e disciplinadora, que transforma o homem num forte", diz uma das declarações de Ripoli publicada na Galeria.

Uma outra revista, a Gazeta Esportiva Ilustrada de 1966 reúne imagens do elenco daquela época e texto do jornalista e historiador do XV, Rocha Netto.

Torcedores já entregaram inúmeras fotografias. "Veja a foto original do time campeão da Lei do Acesso em 1947", mostrou Fernando Galvão, assessor de imprensa do clube. O material é do torcedor Rudney Barbosa. Uma outra curiosidade é um disco de vinil que tem a gravação da campanha do time em 1967 quando foi campeão paulista da Série A2.

Nessa semana, o torcedor Luiz Carlos Munhoz levou ao clube uma camisa oficial autografada por todos os jogadores que conquistaram o acesso à elite do futebol paulista, em 1983, além do pôster oficial do time campeão. “Tenho guardado todos estes materiais com muito carinho”, disse Munhoz. Já o radialista Fernando Lopes emprestou à campanha a faixa do acesso de 2005 (à Série A2).

DVD

O livro e o DVD do centenário estão sendo produzidos pelo XV em parceria com a Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba).

Desde segunda-feira (05/11), estagiários estão na sala de imprensa do XV com computadores e scaners recebendo o material. "É um momento especial e é a oportunidade do torcedor fazer parte do centenário do XV", disse a estudante de jornalismo, Mariana Neves. Com ela ainda estão Maria Letícia Martins e Daniela Correa Freire, ambas do curso de Rádio e TV. Mais informações pelo telefone 3432-1516.