Publicado 08 de Novembro de 2012 - 10h58

Por Moara Semeghini

A Fifa e o Comitê Organizador Local (COL) anuncia nesta quinta-feira (8), a partir das 10h, no Museu do Futebol, em São Paulo, quais serão as cidades que receberão partidas da Copa das Confederações, em 2013. O torneio é um grande teste para a preparação País para a Copa do Mundo de 2014.

 

Apesar de as sedes já serem conhecidas, a Fifa demonstra que não está confiante no andamento das obras nos estádios escolhidos para receber o torneio. Com isso, existe a possibilidade da tabela da Copa ser alterada devido aos atrasos nos preparativos.

 

Para a imagem do Brasil, a exclusão de estádios previstos para a competição vai aparecer de maneira negativa, o que confirmará os boatos da escolha do País para receber a Copa há cinco anos.

 

No Museu do Futebol estarão o presidente do COL, José Maria Marín, Ronaldo 'Fenômeno' – membro do conselho de administração do COL – , Thierry Weil – diretor de marketing da FIFA e responsável por assuntos relativos a ingressos – , Walter De Gregorio – diretor de comunicações e assuntos públicos da FIFA – , Aldo Rebelo, Ministro do Esporte – e Luis Fernandes – secretário executivo do Ministério do Esporte.

 

A edição de 2013 da Copa das Confederações será disputada entre os dias 15 e 30 de junho, contará com quatro campeões da Copa do Mundo da Fifa: a Espanha, vencedora na África do Sul 2010, a Itália, o Uruguai e o anfitrião Brasil. Também estão confirmadas as presenças dos campeões continentais México, Japão e Taiti. O representante africano será conhecido no início de 2013.

 

As seis cidades estão na lista da Fifa são:

Rio de Janeiro (palco da final), Brasília (local da abertura), Belo Horizonte e Fortaleza estão confirmadas, enquanto Recife e Salvador aguardam a decisão desta quinta-feira (8).

 

Recife é a sede mais atrasada, já que as obras na Arena Pernambuco só deslancharam recentemente. A Arena Fonte Nova, em Salvador, também preocupava a Fifa.

 

Por causa das dúvidas sobre as capitais de Pernambuco e da Bahia, a Fifa teve de tomar uma providência inédita: montar três opções de tabelas, com quatro, cinco e seis cidades-sede, de acordo com informações divulgados no site oficial da Federação. Nesta quinta (8), a entidade anuncia o sistema - e os preços - da venda de ingressos da competição, o grande teste do Brasil antes de 2014.

Escrito por:

Moara Semeghini