Publicado 06 de Novembro de 2012 - 13h50

Por Agência Estado

Jogadores do Borussia fazem reconhecimento de gramado no Santiago Bernabeu

France Press

Jogadores do Borussia fazem reconhecimento de gramado no Santiago Bernabeu

O Real Madrid vai se ver no espelho diante do Borussia Dortmund, às 17h45 desta terça-feira (6), no Estádio Santiago Bernabéu, no primeiro jogo do returno do Grupo D da Liga dos Campeões da Europa. As duas equipes são velozes, usam a marcação sob pressão em vários momentos ao longo do jogo, não têm a mesma paciência do Barcelona para construir as jogadas e são praticamente infalíveis nos arremates. Não por acaso estão na liderança do chamado "grupo da morte" da competição: os alemães têm sete pontos e os espanhóis estão com seis.

 

"O Borussia é um dos candidatos ao título. Não ganhou os dois últimos títulos do Campeonato Alemão por acaso. É forte nos contra-ataques e nas transições, com jogadores criativos, rápidos, fortes e objetivos", elogiou o técnico do Real, José Mourinho.

 

As semelhanças entre os dois clubes já haviam sido identificadas pelo próprio treinador antes da derrota por 2 a 1 para os alemães, na rodada anterior, na Alemanha. "O Real pode ser comparado ao Dortmund em muitos aspectos. Os dois têm princípios de jogo muito semelhantes. Mas não podemos ser comparados ao Barcelona", disse Mourinho.

 

Por causa da derrota na Alemanha, o Real entra pressionado para recuperar a liderança da chave. Terá de fazê-lo com improvisações na defesa: Marcelo está com uma fratura no pé e Fábio Coentrão tem uma lesão muscular na virilha. Assim, o zagueiro Raphael Varane, de 19 anos, já está escalado. Na frente, Benzema também está fora com uma lesão muscular.

 

O Borussia Dortmund chega à Espanha mostrando os músculos. "Respeitamos muito o Real Madrid, mas não vamos nos intimidar. Temos de aproveitar nossa habilidade de atuar pelos lados", disse o técnico Jürgen Klopp, que deve contar com o capitão Sebastian Kehl - mesmo com uma fratura no nariz, será escalado com uma máscara protetora.

 

No outro jogo da chave, o sentimento é oposto. Depois de conquistar apenas um ponto em três jogos, o Manchester City tenta superar o próprio desânimo para se recuperar diante do Ajax, nesta terça-feira, na Inglaterra. No rodada anterior, os holandeses venceram o confronto por 3 a 1. "Não estamos preparados para vencer a Liga dos Campeões", reconheceu o técnico Roberto Mancini, do atual campeão inglês.

 

Reação

Pelo Grupo C, o Milan tenta consolidar a reação que iniciou no Campeonato Italiano (acumula um empate e uma vitória), ao receber o líder Málaga, no Estádio San Siro. Para o técnico Massimiliano Allegri, o jogo desta terça-feira é "difícil, mas não é decisivo".

 

O Málaga lidera a chave com nove pontos e pode garantir matematicamente a classificação se vencer nesta terça-feira. Enquanto isso, o Milan tem quatro. Com menos chances de classificação, estão Zenit, com três pontos, e Anderlecht, com apenas um.

 

O destaque do Milan é o jovem atacante Stephan El Shaarawy, artilheiro do Campeonato Italiano com oito gols, que deixou Alexandre Pato no banco. "O Milan teve a coragem de buscar jogadores novos. É um grande desafio, bonito de ser vencido", filosofou o técnico Allegri, que ainda enfrenta críticas pela 10ª colocação no campeonato nacional.

 

Pelo Grupo A, o técnico Carlo Ancelotti reconheceu que o Paris Saint-Germain está devendo. Segundo colocado na chave com seis pontos, o clube tem nova chance de se reafirmar nesta terça-feira, quando recebe o Dínamo de Zagreb, e se aproximar do líder Porto. Os portugueses têm nove pontos e vão até a Ucrânia enfrentar o Dínamo Kiev.

 

"Até o momento, não praticamos um futebol notável. Por outro lado, ganhamos nove das últimos 12 partidas e os resultados estão aparecendo, mesmo que o futebol não seja incrível", disse Ancelotti. Lavezzi e Matuidi, recuperados de contusão, estão de volta ao time, mas Thiago Motta permanece fora por uma contusão nas costas.

 

Confira os jogos desta terça-feira na Liga dos Campeões:

Dínamo de Kiev x Porto

Paris Saint-Germain x Dínamo Zagreb

Olympiacos x Montpellier

Schalke x Arsenal (17h45, ao vivo na ESPN +)

Milan x Málaga 

Anderlecht x Zenit

Manchester City x Ajax (17h45, ao vivo na ESPN)

Real Madrid x Borussia Dortmund (17h45, ao vivo na ESPN Brasil e Esporte Interativo)

Escrito por:

Agência Estado