Publicado 27 de Novembro de 2012 - 17h49

Por France Press

A Federação Internacional de Futebol (Fifa) anunciou ontem que firmou acordos com empresas para testar a tecnologia sobre a linha do gol pela primeira vez no Mundial de Clubes, que será disputado dos dias 6 a 16 de dezembro no Japão, com a participação do Corinthians. O sistema GoalRef, que usa um modelo de bola específico e um campo magnético, será usado no estádio de Yokohama, enquanto o outro dispositivo, o Hawkeye (Olho do Falcão, já usado em quadras de tênis), baseado em imagens captadas por câmeras de vídeo, será restado em Toyota.

A GoalRef é de tecnologia alemã, desenvolvida por pesquisadores do Fraunhofer Institute for Integrated Circuit. Já o segundo sistema é um produto da empresa britânica Hawk-Eye Innovations. Uma vez instalados, ambos os sistemas devem passar por diferentes testes realizados por um instituto independente suíço.

 

Após estas experimentações a Fifa decidirá se finalmente aprova ou não o uso da tecnologia sobre a linha do gol durante as oito partidas do Mundial de Clubes. Antes de cada jogo, os árbitros deverão verificar se o sistema funciona corretamente. Se a experiência for bem-sucedida no Japão, a Fifa pretende usar esta tecnologia no Brasil para a Copa da Confederações de 2013 e a Copa do Mundo de 2014.

Escrito por:

France Press