Publicado 29 de Novembro de 2012 - 21h58

O voto foi feito por cédulas e terminou às 18h, quando se iniciou a contagem

Leandro Ferreira/ AAN

O voto foi feito por cédulas e terminou às 18h, quando se iniciou a contagem

A chapa União e Participação, que tem os advogados Daniel Blikstein e Marcelo Valdir Monteiro como presidente e vice, foi eleita nesta quinta-feira (29) em Campinas para o triênio 2013-2015 com 2548 votos. A totalização terminou por volta das 21h30, quando foi anunciado o resultado final da apuração.  

A partir de janeiro eles passam a conduzir a 3ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Campinas). Foram cerca de 6 mil advogados que foram às urnas na FAC 3, no Taquaral.

Em segundo lugar ficou a chapa Coragem e Independência, da presidente Adelaide Albergaria Pereira Gomes e do vice Guztavo Henrique Zuccato com 1051 votos.

Ao todo disputaram a eleição cinco chapas, que puderam começar a campanha a partir do dia 29 de outubro. Até quarta-feira (28) algumas chapas faziam campanha pela cidade. O voto foi feito por cédulas e terminou às 18h, quando se iniciou a contagem. No total foram 5385 votos válidos, 335 nulos e 85 brancos.

 

Confira o resultado

Chapa 1 – União e Participação – Daniel Blikstein – 2.548 votos

Chapa 2 – OAB Campinas e Você – Ivan Luiz Castrese – 434 votos

Chapa 3 – Vamos por Ordem na Ordem – Decio Moreira – 629 votos

Chapa 4 – Coragem e Independência – Adelaide Albergaria Pereira Gomes – 1.051 votos

Chapa 5 – Oposição – Nova Ordem Campinas /José Mário Queiroz Regina – 723 votos

 

Chapa 1 – União e Participação

Presidente: Daniel Blikstein

Vice-Presidente: Marcelo Valdir Monteiro

Secretário Geral: Andreia Gomes de Oliveira

Secretário Adjunto: Roberto Cerqueira de Oliveira Rosa

Tesoureiro: Walmir Difani

 

“Nossa principal proposta é manter a OAB de Campinas de portas abertas aos advogados e fazer a defesa das prerrogativas profissionais. Além disso, temos propostas de capacitação dos advogados. Oferecer mais possibilidades por meio de cursos práticos, palestras e discussões jurídicas. Outro foco é a melhoria de relacionamento, com a criação de um grupo de trabalho com representantes da OAB, do Poder Judiciário, do Ministério Público e de serventuários da Justiça em cada fórum. Vamos trabalhar também pela redução do ISS para os advogados e escritórios, e negociar junto com a seccional a construção da Casa do Advogado.”

 

Chapa 2 – OAB Campinas e Você

Presidente: Ivan Luiz Castrese

Vice-Presidente: Ricardo Fernandes Braga

Secretário Geral: Antonio de Paiva Carvalho

Secretário Adjunto: Fernanda Aparecida Ramos Nogueira Coser

Tesoureiro: Mario Dino Gadioli

 

“Nossa proposta é a renovação. Nossa missão é de apresentar aos colegas advogados uma nova opção, muito mais participativa e atuante em favor da grande maioria dos advogados que não têm o respaldo da OAB-Campinas. Nossa chapa é totalmente profissionalizada, ou seja, fazem parte dela por mérito e histórico.

Temos propostas de inclusão digital para o advogado 'veterano' e de apoio para o jovem advogado. Queremos deixar a nossa OAB mais próxima da seccional e do Judiciário, tornando-a mais forte e participativa. Queremos colocar antigos projetos, que estão parados, para andar.”

 

Chapa 3 – Vamos por Ordem na Ordem

Presidente: Decio Moreira

Vice-Presidente: Valdison Borges dos Santos

Secretário Geral: Ricardo Siqueira Camargo

Secretário Adjunto: Tonia Madureira de Camargo

Tesoureiro: Sheila Adriana Sousa Santos

 

“A primeira proposta é a construção da nova Casa do Advogado. Há 18 anos está parada e o terreno está criando mato. Como meta, para o jovem advogado vamos criar um departamento especial, mediante criação de um cadastro, para que ele possa buscar contato com empresas e, assim, arrumar o primeiro emprego com mais facilidade.

Vamos reforçar a capacitação e qualificação desse novo advogado com cursos, palestras, simpósios e programas de pós-graduação, com preços acessíveis. Vamos criar o departamento jurídico de defesa do advogado, que será pago pela ordem. De imediato, vamos criar um convênio para os primeiros socorros do advogado, com internação. Também estarei presente no fórum e na ordem. Minha chapa representa o 'umbigo de balcão'.”

 

Chapa 4 – Coragem e Independência

Presidente: Adelaide Albergaria Pereira Gomes

Vice-Presidente: Guztavo Henrique Zuccato

Secretário Geral: Eduardo Pereira Andery

Secretário Adjunto: Cláudio José Franzolin

Tesoureiro: Diogo Lacerda

 

“Primordialmente vamos lutar pela criação da Seccional da Região Metropolitana de Campinas (RMC). Significa a descentralização e desvinculação da Seccional de São Paulo. Isso, basicamente, dará autonomia financeira, pois deixaria de ser uma subseção e passaria a ser Seccional Regional. Outra proposta é a criação de um núcleo de apoio ao jovem advogado, pequenos escritórios e ao advogado autônomo.

Também vamos criar uma sala VIP na Cidade Judiciária e na Justiça do Trabalho para acomodar o advogado de forma digna enquanto o profissional estiver esperando uma audiência. Outra proposta é um caixa 24 horas e uma agência dos correios na Cidade Judiciária. Eu também ficarei dois dias por semana na Cidade Judiciária e outros dois na Justiça do Trabalho para ouvir os advogados.”

 

Chapa 5 – Oposição – Nova Ordem Campinas

Presidente: José Mário Queiroz Regina

Vice-Presidente: Maria Odette Ferrari Pregnolatto

Secretário Geral: Roberto de Carvalho Bandiera Júnior

Secretário Adjunto: Sarita Von Zuben Baraccat

Tesoureiro: Marcelo Sartori

 

“A Casa do Advogado é a grande obsessão da chapa. Queremos construí-la. Para isso, buscamos apoio na candidatura do Toron, em São Paulo, e obter o compromisso de que essa obra irá sair. Nossa proposta é, também, o resgate da independência da OAB em relação a partidos e cargos públicos. Somos contra essa vinculação com partidos.

Queremos que as pessoas que exerçam e sirvam a OAB, e não se sirvam dela para buscar um cargo público. Queremos a restauração Escola Superior da Advocacia (ESA), que está abandonada há muitos anos. Ela é importante para formação dos advogado. Quero resgatar os grandes cursos e profissionais. O pessoal de Campinas está carente disso.”