Publicado 11 de Novembro de 2012 - 14h40

Por Correio

O tempo máximo de permanência na sala é de 5h - a prova começou às 13h

César Rodrigues/AAN

O tempo máximo de permanência na sala é de 5h - a prova começou às 13h

O vestibular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) começou nesta domingo (11). Os 67 mil inscritos fazem nesta tarde a prova de primeira fase para 3.444 vagas em 68 cursos da Unicamp e dois da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto.

 

A vestibulanda Amanda Castanho, de 17 anos, perdeu a chance de realizar a prova, pois se atrasou em 5 minutos. Chegou aos portões do campus da Universidade Paulista (Unip) às 13h05. Era candidata ao curso de Arquitetura e a Unicamp foi sua única inscrição para vestibular. Ela alegou que mora em Indaiatuba, que saiu de casa ao meio-dia e teve problemas para achar o local de prova.

Já em sua quarta tentativa para uma vaga no curso de Medicina, a estudante Tayna Gonçalves, de 21 anos, chegou com uma hora de antecedência ao colégio Liceu, em Campinas, para fazer a prova da Unicamp. "A procura por vaga nesse curso é alta e houve alteração no tipo de prova. Mas estou tranquila, apesar do exame ser uma avaliação bastante exaustiva", afirmou Tayna.

 

No Liceu, não foi registrado nenhum caso de aluno atrasado. A prova deste domingo tem duas partes: a redação, com dois textos de gêneros diversos e de execução obrigatória, e 48 questões de múltipla escolha sobre as disciplinas do ensino médio. "Gosto e acho que vou bem em redação, por isso estou confiante, até pelo perfil da prova da Unicamp", afirmou, antes de entrar para a prova, a estudante Thais Haddad, de 17 anos, que no ano passado prestou o vestibular para treinar e passou.

 

Os alunos começam a deixar os locais de prova às 15h30. O tempo máximo de permanência na sala é de 5h - a prova começou às 13h.

 

O exame está sendo aplicado em 20 cidades do Brasil: Bauru, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Fortaleza, Jundiaí, Limeira, Mogi-Guaçu, Piracicaba, Ribeirão Preto, Salvador, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São José do Rio Preto São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba e Sumaré.

 

Nos Estados onde não há horário de verão, a Comvest seguirá o horário local e não o horário de Brasília.

 

Calendário

 

No dia 21 de dezembro a Comvest divulgará a lista dos candidatos aprovados na primeira fase e locais de prova da segunda fase, que ocorrerá nos dias 13, 14 e 15 de janeiro de 2013.

 

As provas de habilidades específicas para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança e Música serão realizadas em Campinas entre os dias 21 e 24 de janeiro de 2013.

 

A chamada para matrícula virtual será divulgada dia 4 de fevereiro e os convocados nesta chamada deverão efetivar a matrícula virtual nos dia 5 ou 6 de fevereiro, exclusivamente na página eletrônica da Comvest, em formulário específico.

Com informações de Gláucia Santinello 

Escrito por:

Correio