Publicado 10 de Novembro de 2012 - 8h33

Por Inaê Miranda

Estudantes assistem a uma aula de cursinho pré-vestibular: recorde de inscritos para o ingresso em um dos 68 cursos de uma das universidades mais concorridas do País

Erica Dezonne/AAN

Estudantes assistem a uma aula de cursinho pré-vestibular: recorde de inscritos para o ingresso em um dos 68 cursos de uma das universidades mais concorridas do País

Após a maratona de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado nos dias 3 e 4 de novembro, os estudantes enfrentam no domingo (11), às 13h, a primeira fase do Vestibular 2013 da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Ao todo, 67.403 candidatos devem participar da prova. Eles irão disputar uma das 3.444 vagas em 68 cursos da Unicamp e dois da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp). Neste ano, o Vestibular Unicamp alcançou, pelo quarto ano consecutivo, um número recorde de inscritos. Na edição anterior, 61.509 candidatos participaram da primeira fase.

A prova tem início às 13h, mas a orientação é que os estudantes cheguem às 12h para evitar contratempo, segundo orientou a Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest). Também é preciso ficar atento aos congestionamentos que normalmente acontecem nas proximidades dos locais de prova. Segundo Maurício Kleinke, coordenador da Comvest, o aluno deve aproveitar o dia de hoje para descansar. “Sugeriria que os candidatos fossem ao local onde será realizada a prova para não ficar com dúvida no domingo e a outra parte do dia para ir ao cinema, passear ou descansar”, disse.

 

A prova

A primeira fase do vestibular da Unicamp será dividida em duas partes. Na redação, o candidato deverá produzir dois textos de gêneros diversos, de execução obrigatória, e na parte de conhecimentos gerais, ele deverá responder 48 questões de múltipla escolha, baseadas em conhecimentos adquiridos no Ensino Médio. A prova terá início às 13h. O tempo máximo de duração é de cinco horas e o mínimo é de três horas e trinta minutos. “Nossa prova tem uma grande diferença em relação ao ano passado. Os alunos vão elaborar dois textos de redação. Ano passado eram três. O tempo será o mesmo, então eles terão um espaço maior para elaborar a redação e resolver as questões”, afirmou.

 

Celulares

Kleinke ressalta a proibição do acesso às salas de provas portando celulares. No ano passado, 50 candidatos foram eliminados por descumprirem as regras. O candidato que for pego com aparelho durante a realização das provas, mesmo que ele esteja desligado e sem a bateria, será eliminado do vestibular da Unicamp. Não haverá opção para guardá-lo na sala de prova. “Por isso, é muito importante esquecer o celular em casa”, aconselhou.

O estudante Nycollas Gonçalves dos Santos, de 18 anos, vai prestar medicina pelo segundo ano consecutivo. Ele ganhou uma bolsa de estudos no cursinho Alternativo Herbert de Souza e se agarrou à oportunidade para conseguir uma vaga no curso mais concorrido do vestibular da Unicamp. São 127,3 candidatos disputando uma vaga. Ele não abriu mão de revisar o conteúdo até os momentos finais da prova. “Eu me sinto mais seguro revisando as questões, vendo onde estou errando e acertando. O meu objetivo agora não é aprender coisas novas, mas rever o que já aprendi. Sei que Medicina é difícil, mas estou disposto a tentar várias vezes até conseguir passar”, afirmou.

SAIBA MAIS

O QUE LEVAR PARA A 1º FASE DA UNICAMP

1. Original do documento indicado na inscrição

2. Uma foto 3x4 recente (tirada em 2012), com nome e número de inscrição anotados no verso;

3. Caneta esferográfica de cor preta em material transparente, lápis preto, borracha, uma pequena régua transparente e compasso.

4. O candidato poderá usar relógio analógico para controlar o tempo.

O QUE NÃO LEVAR

1. É vedada a utilização de aparelhos celulares ou quaisquer outros equipamentos eletrônicos, relógios digitais, corretivo líquido, lapiseira, bandana ou lenço, boné, chapéu, ou outros materiais estranhos à prova.

LOCAIS DA PROVA

Os candidatos que ainda não consultaram o local de prova devem acessar a página da Comissão Permanente para Vestibulares da Unicamp (Comvest) no seguinte endereço: www.comvest.unicamp.br .

Escrito por:

Inaê Miranda