PUBLICAÇÕES

Além de uma dissertação de mestrado, defendida pela idealizadora do projeto em 1995, na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), a experiência acumulada nas duas décadas do projeto também estão registradas em livros e artigos publicados em congressos e seminários. Entre as publicações que nasceram no projeto estão:


Correio Escola PublicaçãoJornal: (in)formação e ação - Editora Papirus, 2002. Livro organizado por Cecília de Godoy Camargo Pavani, reúne experiências com jornal em sala de aula, a partir das atividades desenvolvidas em escolas da rede pública e particular nos 10 primeiros anos do Correio Escola.












Correio Escola PublicaçãoJornal: uma abertura para a educação - Editora Papirus, 2007. Livro de autoria de Cecília de Godoy Camargo Pavani, Elizena Cortez e Ângela Junquer (integrantes da equipe pedagógica do Projeto). A obra trata do uso dos diferentes gêneros jornalísticos na sala de aula e abre a discussão para a reflexão sobre o papel da comunicação social e da publicidade.









Correio Escola PublicaçãoNovas Competências na Sociedade do Conhecimento - Editora Leitura Crítica, 2012. Livro de autoria conjunta de vários profissionais que contribuíram com os 20 anos do projeto Correio Escola Multimídia. Nessa obra, estão reflexões sobre as novas demandas da sociedade, no que diz respeito às competências para o uso das mídias, a interação pela rede e suas consequências para áreas como a educação, o jornalismo e o direito. Os autores são profissionais da educação (Ângela Junquer, Cecília Pavani, Eliana Whonrath, Elizena Cortez, Ezequiel Theodoro da Silva), da psicologia (Lucimara Melato), do direito (Patrícia Peck Pinheiro), do jornalismo (Fabiano Ormaneze) e do e-commerce (Luís Sérgio Vieira Dutra).




Experiências desenvolvidas no projeto também estão retratadas em revistas científicas como Leitura: Teoria e Prática e Linha Mestra, da Associação de Leitura do Brasil (ALB) e em vários livros e coletâneas. Em 2011, a parceria do Correio Escola com a ALB para a realização do Fórum Permanente de Desafios do Magistério tornou possível o lançamento da coleção "Hilário Fracalanza", cujo primeiro título é "O Magistério e a Mídia", organizado por Ezequiel Theodoro da Silva (Editora Leitura Crítica).






Tempo Agora   Cinema   Horóscopo   Estradas e Aeroportos   Trânsito