PONTE PRETA

Desempenho dos técnicos é desafio para a Macaca

Desde 2021, nenhum treinador do time teve rendimento superior a 50%

Elias Aredes
18/04/2024 às 09:05.
Atualizado em 18/04/2024 às 09:05
João Brigatti busca retomar bom aproveitamento da Série B de 2020 (Diego Almeida/PontePress)

João Brigatti busca retomar bom aproveitamento da Série B de 2020 (Diego Almeida/PontePress)

O início da Série B do Campeonato Brasileiro e a estreia programada para domingo, às 18 horas, contra o Coritiba, no estádio Moisés Lucarelli, coloca um desafio ao técnico João Brigatti, que é a de aprimorar o aproveitamento de quem sentou no banco de reservas nesta década e comandou a alvinegra. Desde 2021, nenhum treinador atingiu o patamar de 50% dos pontos disputados, o que deixa distante o objetivo do acesso. No ano passado, o AtléticoGO foi o quarto colocado com 64 pontos e ficou com 56,14% dos pontos que disputou.

Em 2021, após Sandro Forner dirigir a equipe de maneira interina na derrota para o Brusque pelo placar mínimo na casa do adversário, as outras 37 rodadas foram ocupadas por Gilson Kleina, que terminou a competição com 49 pontos e aproveitamento pessoal de 44,14%. Com a eleição do Movimento Renascer Pontepretano, em novembro de 2021, o técnico permaneceu para o Campeonato Paulista, mas foi demitido após perder do Guarani por 3 a 0 no estádio Brinco de Ouro. Hélio dos Anjos assumiu nas quatro rodadas restantes e não conseguiu evitar o rebaixamento.

Na segundona nacional, Hélio dos Anjos fez uma campanha estável e os seus 38 confrontos foram suficientes para deixar a Macaca na 12ª colocação com 49 pontos e o treinador com um aproveitamento de 42,98%. O desempenho serviu para uma renovação de contrato e a conquista da Série A-2 após vitória nos pênaltis por 3 a 2 sobre o Novorizontino.

Na sequência, a derrota para o Vitória na rodada inaugural provocou o pedido de demissão do treinador e a consequente nomeação de Felipe Moreira, que até então era o comandante da equipe Sub-23. Com auxílio e dicas do seu pai, o técnico Marco Aurélio Moreira, o treinador somou 22 pontos no primeiro turno e ficou com 40,74% dos pontos disputados. A pressão das arquibancadas, no entanto, provocou a saída de Moreira, que em um primeiro momento foi substituído por Pintado. Na ocasião, Pintado assumiu o banco de reservas, enquanto que João Brigatti foi designado como coordenador de futebol. Após a derrota para o ABC por 2 a 0, o técnico foi demitido e Brigatti foi efetivado como comandante. O aproveitamento de Pintado foi de 33,3%. 

A reta final ficou a cargo do atual comandante da alvinegra, que somou nove dos 24 pontos que disputou (37,5% dos pontos disputados) e assegurou a permanência na Série B com 42 pontos e na 15ª posição. O desempenho foi suficiente para sacramentar a renovação de contrato de Brigatti e o início do novo ciclo no Paulistão, quando a equipe chegou às quartas de final e foi eliminada pelo Palmeiras após sofrer uma goleada por 5 a 1.

Existem motivos para acreditar na reabilitação de Brigatti. Na sua última passagem como treinador da Alvinegra, em 2020, o seu desempenho no torneio regional fez a equipe fugir de qualquer risco de rebaixamento e ainda levar a equipe à semifinal contra o Palmeiras, quando perdeu por 1 a 0. Na Série B, Brigatti trabalhou em 12 partidas e foi demitido mesmo após deixar o time na quarta colocação com 21 pontos e aproveitamento de 58,3%, um percentual que nenhum treinador pontepretano conseguiu marcar nesta década na Série B.

Para cumprir o seu planejamento de boa campanha, Brigatti recebeu os reforços do goleiro William;do zagueiro Joílson; os volantes Emerson, Dudu Vieira e Lucas Buchecha; os atacantes Matheus Régis e Everton, o lateral-esquerdo Zé Mário e o zagueiro Sérgio Raphael.

A CBF encerra amanhã a janela destinada a jogadores que atuaram nos campeonatos estaduais. Se não conseguir mais nenhuma contratação, a Macaca só poderá trazer reforços na próxima janela programada para o periodo de 10 de julho a dois de setembro. Não estão descartadas novas aquisições para fechar o elenco.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por