MOSTRA EM CAMPINAS

Exposição ‘Origens’ mostra povos da Amazônia

A exposição tem fotos e artefatos reunidos pelo fotógrafo Manu Pivatti em áreas indígenas da Floresta Amazônica e fica aberta à visitação até 13 de maio

Cibele Vieira/ [email protected]
26/04/2024 às 09:47.
Atualizado em 26/04/2024 às 09:47
Fotógrafo Manu Pivatti percorreu áreas indígenas em várias expedições na Floresta Amazônica (Manu Pivatti)

Fotógrafo Manu Pivatti percorreu áreas indígenas em várias expedições na Floresta Amazônica (Manu Pivatti)

O histórico Prédio do Relógio – onde acontece a mostra Campinas Decor – está sediando em sua Alameda a exposição "Origens", composta por um variado acervo de imagens, utensílios, colares, cocares e outros artefatos que foram reunidos durante as expedições feitas pelo fotógrafo Manu Pivatti em áreas indígenas remotas da Floresta Amazônica. A exposição fica em cartaz até 13 de maio dentro da mostra de arquitetura e decoração, no icônico Prédio do Relógio, no coração do Pátio Ferroviário da cidade.

Atuando como voluntário em logística para diversas ONGs da área da saúde, Pivatti teve a oportunidade de realizar diversas incursões pela densa floresta, estabelecendo períodos de contato direto com várias etnias dos povos originários. A experiência de convívio nesse meio ambiente resultou em um rico acervo fotográfico, bem como em uma coleção de artefatos indígenas. Durante sua proximidade com esses povos, o profissional interagiu e documentou com suas lentes o cotidiano dos indígenas, incluindo atividades como caça, pesca, brincadeiras, preparação de alimentos, o interior das ocas e, principalmente, registrou rituais dos quais a presença de pessoas externas é altamente restrita.

Ele relata que as experiências antropológicas e culturais, somadas às adversidades enfrentadas para sobreviver na selva, moldaram sua versatilidade e capacidade de adaptação como fotógrafo. As extensas jornadas por terra, água e ar permitiram conhecer intimamente as origens do Brasil. Com a curadoria da arquiteta Cristina Sagarra, a mostra é, segundo Pivatti, apenas uma fração do vasto material acumulado ao longo dessas viagens, que inclui um acervo de mais de 10 mil fotografias e uma coleção particular de artefatos dignas de um museu.

"O público que visitar a exposição preparada exclusivamente para a Campinas Decor e que trouxemos para a mostra na semana em que se comemora o Dia dos Povos Originários, poderá conferir fotografias de rituais indígenas que fazem parte de meu acervo pessoal e são registros exclusivos, dada a restrição de presenciar essas ocasiões. Além disso, reunimos artefatos de grande valor antropológico, histórico e cultural, como um tronco utilizado no Ritual Xinguano do Kuarup e a Luva de Formigas Tucandeiras do Ritual de Passagem do Povo Sateré-Mawé", conta o fotógrafo.

Tendo como cenário a histórica Oficina de Locomotiva da Companhia Mogiana de Estrada de Ferro (Prédio do Relógio), a 26ª edição da mostra Campinas Decor une passado, presente e futuro. São 44 ambientes internos e externos, emoldurados pela arquitetura original e pelo amplo pé direito do prédio, onde tendências se mesclam a elementos originais e à história do complexo ferroviário que funcionava no local. O imóvel tem como destaque a presença de vidro nas laterais e em sua cobertura, propiciando luz natural no amplo galpão de 130 metros de comprimento e mais de 6 mil metros quadrados de área.

Imagem da exposição Origens (Manu Pivatti)

Imagem da exposição Origens (Manu Pivatti)

PROGRAME-SE

Exposição ‘Origens’ (dentro da mostra Campinas Decor)

Quando: Até 13 de maio, com visitação de terça a sexta-feira, das 14h às 22h, e aos sábados, domingos e feriados, das 12h30 às 22h

Onde: Alameda Campinas Decor, no Prédio do Relógio, Rua Dr. Sales de Oliveira, nº 1380, Vila Industrial

Ingressos: R$ 60 (inteira) - R$ 30 (meia). Acesso completo à mostra Campinas Decor e exposição ‘Origens’

Informações: Tel.: (19) 99378-7008 e www.campinasdecor.com.br

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por