PROGRAME-SE

Exposição “Com Francisco, 800 anos de luz!" mostra presépios raros e criativos

Vinhedo reúne obras de vários países em exposição gratuita para celebrar os 800 anos da montagem do primeiro presépio que se tem notícia

Cibele Vieira/ [email protected]
17/12/2023 às 17:09.
Atualizado em 17/12/2023 às 17:09
Vinhedo recebe exposição de Presépios “Com Francisco, 800 anos de luz!" (Divulgação)

Vinhedo recebe exposição de Presépios “Com Francisco, 800 anos de luz!" (Divulgação)

Conta a história que no ano de 1223 São Francisco de Assis reuniu pessoas em uma gruta na cidade de Greccio, na Itália, para representar o nascimento de Jesus e facilitar a compreensão desse fato, de uma maneira simples. Esse é o primeiro registro de montagem de um presépio que se tem notícia, fato que completa 800 anos e que se espalhou pelo mundo, sendo repetido como uma tradição nos países católicos. Uma pequena mostra dessa cultura pode ser vista até o próximo dia 25 na cidade de Vinhedo, na exposição que reúne 59 obras vindas de 15 países diferentes e cada uma com um tipo de material, técnica, tamanho ou estilo.

É a terceira edição da Exposição de Presépios que este ano recebeu o título "Com Francisco, 800 anos de luz!". A mostra está no Salão Paroquial da Igreja Matriz de Sant'Ana, no Centro, onde pode ser visitada até o dia 25, com entrada é gratuita. 

A criatividade dos modelos, as diferentes técnicas usadas e a diversidade de materiais e formatos chamam a atenção na exposição. Entre as obras mais inusitadas, está um presépio produzido a partir de sal mineral originário da Colômbia e o mais longínquo, um do Egito, Cairo, a 10.212 km de Vinhedo. Há ainda uma raridade que veio de Greccio, na Itália, mesma cidade onde nasceu o primeiro presépio. "Cada obra tem sua linguagem e formato, confeccionada com materiais naturais e expressivos, tanto contemporâneas como tradicionais. A cenografia vem valorizar e harmonizar os artesãos, desde pessoas simples até grandes artistas" explica o curador Wagner Pavarin. O termo presépio deriva do latim praesepium, que significa estábulo, estrebaria, a parte destinada à guarda dos animais. 

A mostra foi montada com presépios cedidos por famílias da cidade e da região, além de instituições como o Mosteiro de São Bento, que forneceu peças de seu acervo. Entre as obras, há peças de artistas e artesãos locais, conjuntos trazidos de outros Estados ou de viagens internacionais. Com isso, a mostra está bastante diversificada, como conta a coordenadora Vilma Briski. “Temos presépios de diversas partes do mundo, esculturas, peças em materiais diferenciados e pinturas. A mostra já atraiu mais de 450 visitantes desde a abertura, no dia 9, e está se consolidando como uma atração turística em Vinhedo”, diz Vilma, que está na coordenação da exposição desde a primeira edição. A exposição é uma realização da Paróquia de Sant'Ana com o apoio da Prefeitura de Vinhedo.

CURIOSIDADES LOCAIS E DO MUNDO 

Quem visitar a mostra terá algumas surpresas. A parte de miniaturas conta com presépios dentro de casca de noz, um montado em casca de fruta seca que veio do Nordeste, em caixa de fósforo de um artesão paulista e até um esculpido em cortiça dentro de uma caixinha de metal e com iluminação própria, confeccionado em Israel. Entre as curiosidades, estão presépios esculpidos em madeira: um do Brasil, pertencente ao acervo do Mosteiro de São Bento, outro dentro de um tronco feito por um artista da Áustria e ainda um que veio de Israel e usa madeira de Oliveira. Há também obras icônicas, como um presépio inca construído dentro de uma cabaça, vindo de Machu Picchu (Peru) e uma arte em metal e mica, feita no Canadá. 

Os visitantes poderão ver também peças esculpidas em pedra (Equador), outras de artistas pernambucanos com figuras folclóricas feitas em argila pintada e até uma instalação produzida com papel machê que veio das Filipinas e tem figuras grandes, com cerca de um metro de altura, em média. O artesanato se encarregou de muitas montagens, com figuras construídas em cerâmica, juta, feltro, origami, crochê, resina, vidro e até material reciclado. A diversidade cultural presente em figuras, técnicas e estilos pode ser observada nas produções que tiveram a participação de artesãos de diferentes países, como Itália, Alemanha, Áustria, Chile, Israel, Canadá, Colômbia, México, Peru, Uruguai, Equador, Argentina, Portugal e Egito.

Os quadros pintados em acrílico também ganharam espaço na mostra, como a montagem de nove telas da artista vinhedense Marisa Solimeu, trabalhos de Ivet Sant’Anna e a aquarela de Marinez Barreto, que é especialista na antiga técnica de pastel seco. Inclusive, ela fez um trabalho com as crianças para quem ensina pintura, que também estão expondo suas obras pela primeira vez. Aliás, um dos presépios expostos que atrai os olhares infantis é uma montagem vinda da Alemanha, feita com personagens da coleção de bonecos Playmobil. 

O padre Norberto Tortorelo Bonfim, da Paróquia Sant’Ana, afirma que “além de reverenciar o sentido de Natal, a exposição espalha sementes da paz e da luz divina”. E afirma que “os artistas, inspirados pela graça divina, contribuem para que a beleza do presépio encontre brilho aos olhos dos visitantes”. Para quem não pode ir pessoalmente conhecer a exposição de presépios em Vinhedo, foi disponibilizado um catálogo digital on-line com todas as obras para consulta, no link: https://bit.ly/catálogodepresépios 

PROGRAME-SE

Exposição de Presépios “Com Francisco, 800 anos de luz!"

Quando: até o dia 25 de dezembro, com visitação de quinta a sábado das 9h às 21h, domingo das 8h às 20h e nos dias 24 e 25/12 após as missas

Onde: Salão Paroquial da Igreja Matriz de Sant'Ana, no Centro de Vinhedo

Entrada Gratuita

Informações: (19) 3886 1972 Instagram @paroquiasantanavinhedo

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por