PROGRAME-SE

Exposição coletiva é resultado de residência artística na região argentina de Tilcara

A mostra ‘CéuTerra’ reúne obras de seis artistas e expõe fotografias, peças em tecido, esculturas, obras interativas e instalações

Aline Guevara/ [email protected]
29/03/2024 às 10:00.
Atualizado em 29/03/2024 às 10:00
Obra da artista Teodelina Detry, com técnica de pigmento mineral sobre papel; o público pode intervir, pintando-a com a terra dos potes (Estefania Gavina)

Obra da artista Teodelina Detry, com técnica de pigmento mineral sobre papel; o público pode intervir, pintando-a com a terra dos potes (Estefania Gavina)

O Ateliê CASA recebe até 30 de abril a exposição “CéuTerra”, fruto de uma parceria entre o espaço e o Museo en Los Cerros (Mec), localizado na Quebrada de Huichaira, na região de Tilcara, na Argentina. Seis artistas visuais participaram em 2023 do projeto II Residência Artística e vivenciaram em solo argentino a cultura e modo de vida naquele lugar, coração do mundo andino. Entre as peças expostas, estão fotografias, peças em tecido, esculturas, obras interativas e instalações.

“O conjunto de obras partilhadas em “CéuTerra” expõe a atmosfera de emoções silenciosas, adornadas por gestos de sol e ventos, a esculpir, sem cessar, esse território andino. A exposição é uma filigrana do coração andino e um convite a sentir-pensar esses mundos, nos quais a Mãe Terra é fertilidade, cura e reverência milenar a todas as coisas vivas e inseparáveis”, conta a curadora Fabiana Bruno, no texto de abertura da mostra. As artistas são Ana Angélica Costa, Carol do Valle, Estefania Gavina, Keila Knobel, Teodelina Detry e Vera Figueiredo, mas a mostra ainda recebe trabalhos do fotógrafo Lucio Boschi, diretor do Museo en Los Cerros, que acolheu e coordenou a II Residência Artística. 

Ana Angélica, pesquisadora de fotografias feitas com câmera pinhole e experimentos com câmeras obscuras, conta que “chegou em Tilcara com três projetos a serem realizados: encontrar paisagens escondidas, fazer algumas paisagens verticais inspiradas pelas montanhas e montar uma câmera obscura”. A câmera, artesanal de madeira e sem lentes, foi montada e o resultado das paisagens pode ser visto na mostra. 

Estefânia, que também gerencia o Ateliê, trouxe instalações montadas com materiais da região Tilcara sob esculturas de gesso. “Nesse trabalho, procuro destacar o olhar da cosmologia indígena, que atribui grande importância à natureza e acredita que ela está viva e cheia de espíritos. Montanhas, rios, lagos e animais são considerados sagrados e têm seus próprios espíritos protetores. Assim, repensando nossa cultura cristã, que nos desgarrou da reverência à mãe terra, realizei intervenções em esculturas religiosas”, explica a artista, sobre suas peças. 

PROGRAME-SE

Exposição ‘CéuTerra’

QUANDO: até 30/04, terças e quartas-feiras, das 15h às 18h, ou então sob agendamento

pelo e-mail: [email protected]

ONDE: Ateliê CASA - Rua Maestro Agide Azzoni, 320, Chácara da Barra, Campinas

Entrada gratuita

Informações: Instagram @ateliecasacampinas

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por