um concerto para ficar na história

Conservatório Carlos Gomes fará sua primeira apresentação sinfônica

Pela primeira vez, em 97 anos, o Conservatório Carlos Gomes vai executar uma apresentação sinfônica; acontece nesta quinta, no Teatro Castro Mendes

Aline Guevara/ [email protected]
16/04/2024 às 14:03.
Atualizado em 16/04/2024 às 14:03
Pela primeira vez, em 97 anos, o Conservatório Carlos Gomes vai executar uma apresentação sinfônica; acontece nesta quinta, no Teatro Castro Mendes (Divulgação)

Pela primeira vez, em 97 anos, o Conservatório Carlos Gomes vai executar uma apresentação sinfônica; acontece nesta quinta, no Teatro Castro Mendes (Divulgação)

Lara Ziggiatti lembra de um ensinamento da mãe, a grande Léa Ziggiatti, para falar sobre a nova empreitada do Conservatório Carlos Gomes. “Ela não acreditava nem no fim das coisas, nem nos limites. Para ela, todo fim era um começo”, recorda a atual diretora do Conservatório.

A matriarca, musicista e incentivadora das artes em Campinas faleceu em janeiro, mas seu legado continua dentro da escola que ela ajudou a construir.

Nesta quinta, 18 de abril, o Conservatório Carlos Gomes marca um momento importante em sua história. Ele vai apresentar no Teatro Castro Mendes em Campinas, às 20h, seu primeiro concerto sinfônico, ou seja, uma apresentação que reúne instrumentos de cordas, metais, madeiras, percussão e sopros. A escolha do repertório foi pelo grande ícone da composição erudita: Ludwig van Beethoven. Segundo Lara, a ideia foi trazer a obra daquele que mesmo os leigos reconhecem, quando não o músico, pelo menos os acordes de sua Sinfonia nº 5.

“É o grande gênio Beethoven que representa perseverança, paixão e grandiosidade de criação”, detalha o diretor artístico da casa, Silas Simões. “E o Conservatório está nessa movimentação da arte na cidade, trazendo artistas de renome, de alto padrão, e também formando artistas de renome que estão espalhados pelo Brasil e fora dele. Em suma, esse movimento artístico do Conservatório novamente está agitando a cidade de Campinas”, analisa o diretor.

Lara Ziggiatti conta que esta é a primeira vez que a cidade sediará a apresentação de uma orquestra jovem tocando Beethoven. Silas Simões completa, sugerindo que pode existir um futuro projeto em vista: “talvez este seja um embrião para uma Orquestra Jovem da cidade, que ofereça um lugar onde os jovens possam tocar”.

UM LUGAR DE ENCONTROS

Léa Ziggiatti assumiu o Conservatório Carlos Gomes em 1961, sempre atuando com um dedicado projeto pedagógico dentro do espaço. Desde então, a escola formou um número enorme de músicos, bastante voltados para os instrumentos de corda.

Hoje, há cerca de 60 músicos que integram a Orquestra de Cordas do local. São pessoas diversas, alunos do Conservatório, da Unicamp e amigos que buscam um lugar para tocar.

Sua filha Lara, à frente da escola atualmente, explica que o Conservatório é essencialmente um local de encontros. Das trocas entre pessoas que circulam pelas salas do local, saem namoros, grandes amizades e até grupos musicais. Recentemente, formou-se dentro do espaço o Quarteto Orlando Fagnani, unindo dois violinos, uma viola e um violoncelo em homenagem ao compositor e ex-diretor do Conservatório – figura importante para o desenvolvimento musical da região. “É um lugar de encontros musicais, afetivos, de amizades. Tudo o que temos feito nesses últimos anos é por amor a Campinas”. Dessas trocas, surgiu a ideia do Concerto Sinfônico.

Os músicos que vão fazer parte da apresentação na próxima quinta-feira, cerca de 80, são alunos e exalunos, amigos, pessoas que de alguma maneira estão conectadas pelo Conservatório. Para Lara, é uma celebração do trabalho feito no espaço, sempre na busca por arte e boa música, além de uma homenagem para sua mãe. “Esse concerto tem um grande significado para todos nós e agora parece que a minha mãe está ainda mais presente com a gente.”

Para os 100 anos do Conservatório Carlos Gomes, Lara espera poder ter no local um teatro com o nome de Léa Ziggiatti. “Muitas pessoas participaram da vida musical do conservatório e, desde o falecimento de minha mãe, muitos me procuram para falar para eu não fechar o espaço. E não vou, mas precisamos de bastante ajuda para manter os projetos. Temos muita produção artística e é bem difícil tocar a escola só com a nossa força. Mas estou levando isso como uma missão que a minha mãe me deixou. É um momento muito promissor”, completa. É possível acompanhar toda a programação de eventos pelo Instagram @conservatoriocarlosgomessp.

PROGRAME-SE

Concerto Sinfônico Conservatório Carlos Gomes

Quando: Quinta-feira, 18/04, às 20h

Onde: Teatro Municipal Carlos Gomes Rua Conselheiro Gomide, 62, Vila Industrial, Campinas

Ingressos: R$ 15 a R$ 30

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por