exibição gratuita

Cinema movido a bicicletas chega a Campinas

A experiência de cinema sustentável que funciona com energia gerada pelo pedalar de bicicletas pode ser vivenciada na Estação Cultura

Cibele Vieira/ [email protected]
29/03/2024 às 09:54.
Atualizado em 29/03/2024 às 09:54
Para gerar a eletricidade necessária para as sessões do BikeCine, há 10 bicicletas fixas e seis bases para acoplar outras bikes trazidas pelo próprio público; não é necessário ser ciclista para pedalar, pois os espectadores podem se revezar durante a exibição dos filmes (@efectocine)

Para gerar a eletricidade necessária para as sessões do BikeCine, há 10 bicicletas fixas e seis bases para acoplar outras bikes trazidas pelo próprio público; não é necessário ser ciclista para pedalar, pois os espectadores podem se revezar durante a exibição dos filmes (@efectocine)

Campinas é a primeira cidade do interior paulista a receber o BikeCine, projeto cultural de cinema diferenciado por propor a sustentabilidade em suas apresentações ao ar livre. A exibição é gratuita e acontece em área coberta da Estação Cultura nesta sexta-feira (29) com duas sessões noturnas: às 19h, com curtas-metragens variados, e às 20h, tem o longa-metragem "DC Liga dos Super Pets". O diferencial é que a apresentação acontece com energia limpa, gerada por bicicletas que poderão ser pedaladas pelo público presente. Este é um novo conceito de cinema itinerante que chega ao Brasil, unindo entretenimento, sustentabilidade e esporte. 

O público pode escolher de onde assistir aos filmes: acomodados na plateia de 150 cadeiras ou pedalando nas estações de bicicletas, participando ativamente. São 10 bicicletas fixas e seis bases para acoplar outras bikes trazidas pelo próprio público, totalizando 16 estações que captam a energia gerada pelos ciclistas. Também é possível colaborar pelo "pedal de mão", ideal para diversão das crianças, idosos e pessoas com mobilidade reduzida. Um sinalizador exibe a carga de energia em tempo real e avisa se for necessário pedalar mais. Se a carga baixar, os ciclistas são estimulados ou convidados ao revezamento durante as sessões.

Marco Costa, idealizador do projeto BikeCine no Brasil, conta que conheceu essa experiência no Uruguai e resolveu trazê-la para o Brasil, onde faz a primeira turnê pelo interior de São Paulo, mas com planos de expandir para outras regiões do País. Marco acredita que a sustentabilidade deve permear, cada vez mais, o futuro do entretenimento. “O BikeCine é uma experiência cultural colaborativa, ecológica, inclusiva e diferenciada. Queremos que cultura, entretenimento, bem-estar, mobilidade, sustentabilidade, conscientização e inclusão estejam entre os temas a serem discutidos com essa experiencia, são pautas que consideramos importantes para a população e para o planeta”, afirma. 

PEDAL E ENERGIA

A energia limpa proposta pelo BikeCine tem explicação científica. Toda a eletricidade necessária para cada sessão do BikeCine acontecer, seja para inflar e sustentar a tela, projetar o filme, funcionamento do sistema de som e demais equipamentos, é exclusivamente gerada a partir das pedaladas do público nas bicicletas. Ou seja, a energia humana se transforma em energia elétrica, em cinética, gerada pela força motriz do movimento do pedal. Todo o sistema consome cerca de 2500 watts por hora, já cada ciclista gera 200 watts, em média. O coordenador do projeto ressalta que “não é preciso ser ciclista para participar, pois a ideia é que o público se reveze nas bicicletas durante a sessão, para que todos possam participar dessa experiência lúdica”. 

Além da apresentação desta sexta-feira, o projeto já tem programada uma nova apresentação em Campinas, no dia 12 de abril, mas na Praça Amazonas. O BikeCine é viabilizado em Campinas por meio de leis de incentivo fiscal (ProAC das Secretarias de Cultura e Turismo e Secretaria de Transportes do Estado de SP), com patrocínio de empresas parceiras e apoio da Prefeitura Municipal que cedeu o local e infraestrutura.

PROGRAME-SE 

Exibições do BikeCine 

Quando: Sexta-feira, às 19h (sessão de curtas) e às 20h (longa-metragem de animação)

Onde: Estação Cultura, na Praça Marechal Floriano Peixoto, Centro, Campinas

Entrada Gratuita – 50% dos ingressos ficam disponíveis para reserva on-line no https://bikecine.com.br e 50% são distribuídos presencialmente, a partir de 1 hora antes da sessão.

Informações: Instagram @bikecine

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por