• Apresentação
  • O Seminário Nacional “O Professor e a Leitura de Jornal” é uma realização do Grupo RAC, por meio do projeto Correio Escola Multimídia, da Associação de Leitura do Brasil (ALB), da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e do Programa Jornal e Educação da Associação Nacional de Jornais (ANJ). É realizado desde 2002, bienalmente, e cada edição tem acompanhado as discussões relacionadas à evolução da mídia, do jornalismo e da educomunicação. Neste ano, contará também com a parceria com o Centro Universitário Salesiano (Unisal), que oferece, desde 2013, o curso de pós-graduação “Educomunicação e Midialogia”, em parceria com o Correio Escola Multimídia.

    Na sua sétima edição, a ser realizada nos dias 24 e 25 de abril, o tema será “Educação, Comunicação e Sociedade do Espetáculo”. A programação coloca atenção na relação entre mídia, performatividade e consumo. Além disso, o 7º Seminário será um lugar para mapear, discutir e problematizar as diferentes formas de produção de subjetividades, via consumo e espetacularização da vida que têm sido convocadas neste novo cenário.

    Nesse sentido, os objetivos são:

  • Promover o diálogo do jornal com outras mídias no horizonte dos processos pedagógicos e culturais na sociedade contemporânea;

  • Incentivar o debate sobre a compreensão dos conteúdos e dos modos de produção, veiculação e recepção da mídia, que interagem com os diferentes espaços educativos;

  • Estimular a produção e o intercâmbio de resultados de pesquisas e experiências que tenham como foco aspectos relacionados com o tema do evento;

  • Organizar e programar oficinas que facilitem a utilização da mídia na escola levando a uma maior compreensão dos diferentes discursos e recursos utilizados por ela.
  • A programação prevê conferências com pesquisadores e profissionais de várias instituições nacionais; oficinas voltadas especialmente para a formação inicial e continuada de professores; sessões de comunicações como espaço de reflexão e socialização de experiências, de produção e divulgação de pesquisas e projetos educativos ligados à tematica do evento.

    Histórico

    A edição de 2013 do seminário segue a proposta de expandir a discussão sobre mídia e educação que o Seminário iniciou em 2002 quando, em sua primeira edição, o tema foi “O Jornal como Suporte do Ensino e da Aprendizagem”. Seu foco foi o uso do jornal impresso na sala de aula, como espaço de informação atualizada e cotidiana, que poderia subsidiar professores das diversas disciplinas do currículo, para além dos materiais didáticos comumente existentes nesse ambiente.

    O segundo evento, em 2004, trouxe a questão da relação do jornal com a mídia em geral e a organização comunitária, já realizando uma ampliação em relação ao ambiente escolar, mas sem perder de vista sua dimensão.

    Do terceiro ao quarto evento (2006 a 2008), abordou-se a questão da prática pedagógica e da interface do jornal com as demais mídias e a formação continuada dos professores. Na quinta versão do evento, perguntou-se como pode ocorrer a educação e o ensino escolar num mundo cada vez mais veloz, tecnológico, complexo, mutante e diverso. Buscou-se refletir sobre possíveis respostas a essa pergunta, no sentido de escolher os percursos de trabalho e de pesquisa que se considerem mais proveitosos. Na sexta edição, em 2012, trabalhamos as questões relativas à interatividade, à verdade, ficção e o papel político das mídias impressas e virtuais na educação (em sentido amplo) da população.