-
Faltam medicamentos para Núbia
Postos de saúde estão em falta com remédios que tetraplégica usa para dormir e para escaras
03/02/2012 - 09h28 . Atualizada em 03/02/2012 - 09h39Patrícia Azevedo
Tweet Compartilhar
Alegria de voltar para casa esbarra na falta de medicamentos
(Foto: Leandro Ferreira/AAN)Tags 
Núbia medicamentos Núbia Queze da Silva, de 23 anos, venceu os maiores desafios que a vida lhe impôs: sobreviveu a uma grave lesão, superou duas grandes infecções, voltou a falar, passou por uma cirurgia inovadora e conseguiu um equipamento que a ajuda a respirar para voltar para casa. Mas, no primeiro dia fora do hospital já enfrentou um problema crônico que atinge o setor de Saúde. Sua família não conseguiu retirar no Centro de Saúde da Vila Orosimbo Maia a medicação necessária para que ela consiga dormir. “Meu marido foi no postinho e não conseguiu pegar nem o tranquilizante (sertralina de 50 mg) e o creme que ela usa para não ter escaras (dersani)”, afirmou Edna Silva, mãe da moça.
Edna conta que a família passa por dificuldades. “Eu e meu marido estamos desempregados. Não temos dinheiro para comprar os remédios. E ela precisa de uma cadeira de rodas. Não tenho vergonha de falar que precisamos de ajuda até para a alimentação”, disse a mulher.
A família contou com a solidariedade de estranhos para poder comprar o remédio. “Ela não consegue dormir, precisa tomar o remédio e não sabemos como proceder”, diz a mãe. A história de Núbia, que ficou tetrapégica depois de ser esfaqueada pelo ex-marido na frente do filho Vinícius, de 4 anos, continua despertando solidariedade. Vários leitores procuraram a reportagem para oferecer ajuda para comprar a cadeira de rodas especial de que a moça precisa. Uma corrente para levantar fundos está circulando.
A cuidadora Sandra Mara Cyrillo diz que acompanha o drama da moça e se ofereceu para ajudar a família a cuidar de Núbia. “Eu venho acompanhando as notícias e vi que a mãe precisa de ajuda para cuidar dela. Eu tenho experiência em cuidar de idosos, crianças e pessoas hospitalizadas e quero ajudar. Estou desempregada e posso ir até lá ajudar a família”, disse ontem.
Apesar das dificuldades, a alegria toma conta do novo quarto de Núbia. Nas paredes foram afixadas fotos da equipe do Hospital Mário Gatti, onde a moça foi tratada durante os últimos cinco meses, bilhetes dos enfermeiros e fotos do filho Vinícius. O pequeno não sai do lado da mãe. “Eu estou feliz agora que ela está aqui”, disse.
Dívida
A Secretaria de Saúde informou que a distribuição de sertralina só deverá ser regularizada a partir de março porque é um dos casos em que a licitação ainda deve ser aberta. Em entrevista coletiva concedida quarta-feira, o secretário de Saúde Fernando Brandão informou que o problema de falta de medicamentos na rede pública de Campinas só deve ser totalmente resolvido em março.
A Administração tem uma dívida de R$ 13 milhões com fornecedores, o que atrasou a entrega de uma série de remédios e insumos. “Conversamos com os fornecedores de 18 medicamentos da lista e eles informaram que os estoques começarão a ser regularizados a partir da próxima semana. Dentro de um mês vamos ter 70% desses itens disponíveis”, afirmou.
-
Em: 03/02/2012 por:Ivo Suzano
Profissão:Tecnico de Processos Cidade:CampinasÉ uma vergonha uma cidade com tantos politicos milionarios deixar uma jovem sofrer por falta de medicamento.Falta é mesmo vergonha na cara destes corruptos! -
Em: 03/02/2012 por:davi
Profissão:Guia de Montanha Cidade:HortolandiaÉ só qualquer advogado entrar com uma liminar judicial para obrigar o municipio a fornecer os medicamentos e materiais de forma imediata... tenho certeza que existem advogados que fariam essa açao de forma pro bono. -
Em: 03/02/2012 por:Renato do Nascimento
Profissão:s/ c Cidade:CampinasBom dia, gostaria de saber se existe agulm canal de comunicacao ou ainda um meio para colaboracao como conta bancaria, etc...etc,.. Grato -
Em: 03/02/2012 por:alice barreto
Profissão:oficial de promotoria Cidade:campinasa família que deverá ingressar com ação judicial para a obtenção do remédio. QQ problema a família poderá entrar em contato com o Ministério Público na cidade judiciária onde obterá as informações necessárias para o ingresso da ação. -
Em: 03/02/2012 por:pauloPaPaulo
Profissão:Autonomo Cidade:campinasPor favor, informem no site o telefone para contato para ajuda. -
Em: 03/02/2012 por:Cleber Guiducci
Profissão:Analista Cidade:ValinhosPor favor, coloca um anuncio de como os leitores podem ajudar essa familia. Obrigado. -
Em: 03/02/2012 por:Katia Fonseca
Profissão:Jornalista Cidade:CampinasQuem quiser entrar em contato com a família da Núbia, deve falar com uma dessas pessoas: Edna – (19) 9741-8853 ou Adelino - (19) 9402-4914. -
Em: 03/02/2012 por:José Augusto Boccaletti Erbolato
Profissão:Advogado Cidade:CampinasO que estamos vendo em Campinas é a mais pura falta de vergonha das pessoas que escolhemos para nos representar, vários desvios, várias prisões e como sempre tudo acabou ou vai acabar em pizza, será que se essa menina fosse filha de algum político isso estaria acontecendo ? Nossos representantes abandonaram Campinas, ruas esburacadas, falta de remédios, postos de saúde fechados, falta de médicos, hospitais lotados, falta de segurança, falta de policiamento. -
Em: 03/05/2012 por:MARIA CRISTINA SAVIOLI
Profissão:Contadora Cidade:Campinasgostaria de saber como faço para poder entrar em contato com a familia da Nubia pois gostariamos de ajudar fomos até o MARIO GATTI ONTEM mas não foi permitida a entrada para vela por favor se puderem mande um telefone ou o endereço da familia para que possamos ajuda-los. desde já agradeço pois vi a reportagem na terça feira agora novamente na band pedindo ajuda mas não sabemos como entrar em contato.
Correio do Leitor...
|
||
UMA ANDORINHA ME CONTOU...
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Vídeos |
||
|
EDIÇÃO IMPRESSA
Acesse as páginasda edição de hoje > |
|













