-
Condema quer exterminar árvore exótica
Conselheiros municipais querem que leucenas sejam identificadas, cortadas e substituídas
02/02/2012 - 22h36 . Atualizada em 03/02/2012 - 06h18Maria Teresa Costa
Tweet Compartilhar
Leucenas tomam conta das margens da Avenida Orosimbo Maia, perto da Norte-Sul
(Foto: Augusto de Paiva/AAN)O Conselho de Defesa do Meio Ambiente (Comdema) está exigindo que a Prefeitura de Campinas tome providências urgentes contra as leucenas, espécie de árvore exótica — originária da América Central — e invasora, que está se proliferando descontroladamente pelos bairros da cidade. Onde ela aparece, nenhuma espécie consegue sobreviver, porque as árvores ocupam o terreno e sombreiam, impedindo o crescimento de outras plantas no local.
Os conselheiros municipais querem que as leucenas sejam identificadas e cortadas e, no lugar delas, seja feito o plantio de espécies nativas pela Administração municipal. A conselheira e engenheira agrônoma Dionete Santin explica que as árvores dessa espécie são muito utilizadas como forragem, na alimentação de gado.
Mas, como elas produzem muitas flores e frutos grandes, com vagens que quando se abrem formam uma chuva de sementes, acabam fechando o ambiente onde estão, sombreando praticamente toda a área. “Onde tem clareira, a leucena toma conta de tudo e impede que outra espécie germine”, disse Dionete.
Por isso, afirma a engenheira, a espécie é muita danosa. Em Campinas há grandes áreas tomadas pelas leucenas. Uma delas é o leito da antiga estrada de ferro da Mogiana, que margeia a Avenida Orosimbo Maia.
Um imenso bosque dessa espécie está formado nessa região e vem se ampliando cada vez mais. A antiga Coudelaria do Exército, no Parque Jambeiro, também está invadida pelas leucenas.
-
Em: 03/02/2012 por:Marcelo degelo
Profissão:Advgado Cidade:CampinasEsta Dionete só aparece para mandar cortar arvores. Foi assim com as paineiras da orozimbo Maia (para atender a cpfl) e agora com este bosque (certamente para atender as incorporadoras que compraram o terreno da antiga ferrovia). -
Em: 03/02/2012 por:Coronel 47
Profissão:Militar Cidade:CampinasGozado; se o cidadão comum cortar uma árvore na sua calçada ou mesmo dentro de sua chácara arruma a maior dor de cabeça com os órgãos de fiscalização. Agora o próprio CONDEMA quer exterminar um bosque inteiro de arvores? Vou denunciar ao IBAMA. -
Em: 03/02/2012 por:walquiria sonati
Profissão:modista Cidade:campinasParabéns ao COMDEMA pela iniciativa!Essa praga infestou a cidade, já estava na hora de tomarem essa providencia!
Correio do Leitor...
|
||
UMA ANDORINHA ME CONTOU...
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Vídeos |
||
|
EDIÇÃO IMPRESSA
Acesse as páginasda edição de hoje > |
|













