INVERNO EM CAMPINAS

Temperatura despenca com chegada de frente fria

Mínima deve ficar abaixo dos 10˚C; termômetro volta a subir no domingo

Israel Moreira/ [email protected]
14/07/2023 às 09:36.
Atualizado em 14/07/2023 às 09:36
Manhã de hoje terá céu nublado e possibilidade de chuva; ao longo do dia a nebulosidade diminui, mas a madrugada promete ser gelada (Alessandro Torres)

Manhã de hoje terá céu nublado e possibilidade de chuva; ao longo do dia a nebulosidade diminui, mas a madrugada promete ser gelada (Alessandro Torres)

A provável chegada de um ciclone formado no Sul do País neste fim de semana em São Paulo pode causar fortes rajadas de vento em alguns pontos do interior do estado, incluindo as regiões de Campinas e Sorocaba, onde os ventos devem chegar na casa dos 80 quilômetros por hora.

Uma frente fria seguida por uma massa de ar frio causará uma queda de temperatura significativa no fim de semana, com formação de geada em pontos isolados do Estado. Segundo o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Unicamp, em Campinas, a temperatura mínima na cidade pode chegar a 7ºC, e a sensação térmica a 5ºC, durante a frente fria.

Nesta sexta-feira, Campinas deve amanhecer com o céu nublado e temperatura em torno de 11ºC, com possibilidade de chuva no início da manhã. Ao longo do dia a nebulosidade diminui, o que permite um predomínio de sol durante a tarde. A temperatura máxima prevista para o dia é de 19ºC.

Na virada de sexta-feira (14) para sábado (15), as temperaturas caem ainda mais devido à crescente influência do ar frio e à menor nebulosidade. A expectativa é que o sol volte a predominar no sábado, dia que terá temperaturas entre 9ºC e 22ºC.

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Estado de São Paulo informa que, diante deste cenário, a recomendação é dar atenção especial às pessoas mais vulneráveis, como idosos, crianças e aquelas em situação de rua.

Os animais também sentem frio, por isso é fundamental mantê-los abrigados. Improvisar aquecedores dentro de casa é extremamente arriscado. A prática pode causar graves acidentes, como incêndio e intoxicação.

OPERAÇÃO INVERNO

A Prefeitura de Campinas continua com a Operação Inverno, ação para acolher a população em situação de rua durante os meses mais frios do ano, oferecendo albergue e assistência.

A iniciativa é executada pelo serviço conveniado SOS Rua que, durante a Operação Inverno, funciona das 8h à meia-noite, sem interrupções durante o período. A equipe fornece cobertores para as pessoas que não aceitam ir para um abrigo.

“Caso uma pessoa aviste um morador em situação de rua necessitando de abrigo, ela pode acionar o serviço, das 8h às 18h, pelo número (19) 3253-4512. No período noturno, das 18h às 21h, o contato é via WhatsApp, por meio do número (19) 9-9984-6496”, orienta a Administração Municipal.

A Operação Inverno 2023 já realizou um total de 5.555 abordagens e distribuiu mais de 8.136 cobertores desde o seu início, em 1º de maio, até 2 de julho.

Durante a semana de 3 a 9 de julho, as equipes do SOS Rua abordaram 487 homens, 62 mulheres, 27 pessoas idosas e 9 pessoas LGBTQIAPN+, totalizando 585 abordagens. Na mesma semana foram distribuídos mais de mil cobertores e 38 pessoas foram encaminhadas para o serviço de albergamento da cidade.

Destaca-se que a semana com o maior número de abordagens foi a de 29 de maio a 4 de junho, com 681. Durante o período, a Prefeitura distribuiu 878 cobertores e encaminhou 109 pessoas para abrigos.

A Operação Inverno 2023 continuará em vigor até o dia 30 de setembro, visando oferecer assistência e acolhimento às pessoas em situação de rua durante o período mais frio do ano.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por