SOLIDARIEDADE

RMC intensifica campanha de ajuda às vítimas das chuvas no RS

Em várias cidades da região de Campinas ocorrem mobilizações para arrecadar alimentos, roupas, água potável e ração para animais de estimação

Da Redação
09/05/2024 às 13:01.
Atualizado em 09/05/2024 às 13:02
Cidades da região de Campinas se juntam àmobilização nacional para arrecadar alimentos, água e roupas para as vítimas da catástrofe climática que atinge o Rio Grande do Sul (Joédson Alves/Agência Brasil)

Cidades da região de Campinas se juntam àmobilização nacional para arrecadar alimentos, água e roupas para as vítimas da catástrofe climática que atinge o Rio Grande do Sul (Joédson Alves/Agência Brasil)

A Região Metropolitana de Campinas (RMC) intensificou a mobilização para ajudar as vítimas da tragédia climática que atinge 345 municípios do Rio Grande do Sul. Além de Campinas, que utiliza os pontos de coleta da Campanha do Agasalho para arrecadar donativos para os gaúchos, Indaiatuba, Sumaré, Jaguariúna e Valinhos estão entre as cidades que lançaram campanhas para recolher itens como água potável, alimentos não perecíveis, ração para animais e roupas em bom estado. Algumas ações terminam amanhã. Até o início da tarde de ontem as autoridades gaúchas contabilizavam 100 mortos por causa das chuvas, além de 128 desaparecimentos.

Em Campinas, as doações podem ser feitas em todos os postos de arrecadação da Campanha do Agasalho, agência dos Correios, Poupatempo (localizado no Campinas Shopping) e em duas lojas maçônicas (Rua Campos Sales, 514, das 8h às 17h30; Avenida Orosimbo Maia, 280, de terça a quinta-feira, das 9h às 22h). Na Polícia Militar, as doações podem ser levadas ao 1º Batalhão de Ações Especiais de Campinas (BAEP), na Avenida Ipiranga, 60, Ponte Preta, e nos seguintes batalhões: 8º (Rua Luís Gama, 298, Bonfim), 35º (Avenida Washington Luis, 2300, Vila Marieta) e 47º (Rua João Cardoso, 47, Vila Teixeira). A companhia aérea Azul, que tem base operacional na cidade, também está com postos de arrecadação em aeroportos onde a empresa opera.

A Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc) e o Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano e Urbano de Passageiros da Região Metropolitana de Campinas (SetCamp) também estão destinando agasalhos e alimentos não perecíveis para as vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul. Quem quiser colaborar pode destinar as contribuições para o ônibus que está estacionado no Largo do Rosário, no Centro de Campinas. O veículo fica no local de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h.

Agência de Inovação Inova Unicamp realiza hoje campanha de arrecadação de água, alimentos, materiais de higiene pessoal, fraldas, roupas e agasalhos, durante o evento Investors Day, que será realizado com o apoio da Universidade. O recebimento será das 14h30 às 18h, no Auditório do Prédio Vértice do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, na Avenida Alan Turing, 345, Cidade Universitária.


ASSISTÊNCIA ONCOLÓGICA

O Centro de Oncologia Campinas também enviou à Sociedade Brasileira de Radioterapia um ofício em que coloca à disposição dos pacientes do Rio Grande do Sul os equipamentos de radioterapia disponíveis na instituição e no Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba. O COC oferece sua infraestrutura e profissionais médicos aos pacientes oncológicos que, em razão dos recentes acontecimentos, foram forçados a interromper tratamentos essenciais à vida.

"Diante da tragédia provocada pelas chuvas e enchentes no Rio Grande do Sul, gostaríamos de nos colocar à disposição para apoiar os pacientes da região que necessitam dar continuidade ao tratamento com radioterapia", reforça o oncologista clínico do COC, Fernando Medina. O Centro de Oncologia aguarda a Sociedade Brasileira de Radioterapia dar o encaminhamento necessário para que a oferta de ajuda chegue aos pacientes gaúchos.

Fernando Medina explica que o serviço de radioterapia é bastante específico e complexo. Os aceleradores ficam em bunkers e sob supervisão da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), órgão que atua nas áreas de radioproteção e segurança nas aplicações da energia nuclear para fins pacíficos. As máquinas dependem da precisão para que a radiação fique concentrada apenas no tumor e os tecidos sadios próximos sejam preservados.

"Todos esses tristes acontecimentos no Rio Grande do Sul afetaram também as pessoas que dependem da radioterapia. Há muitas prioridades no estado e nós do COC e do Cecan estamos tentando colaborar com a necessidade das pessoas com câncer", reforça Medina. A logística de transporte e acomodação do paciente em Campinas, no entanto, serão analisadas a cada caso. Cerca de 70% dos pacientes diagnosticados com câncer necessitam, em algum momento do curso da doença, do tratamento radioterápico. A radioterapia consiste em usar radiação para destruir as células anormais de um tumor ou impedir que elas se multipliquem. Como tratamento, o tumor pode reduzir de tamanho ou até mesmo desaparecer. Quando não é possível obter a cura, a radioterapia contribui para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes.

RMC

Indaiatuba promove hoje o segundo dia da campanha SOS Rio Grande do Sul.O movimento será das 8h30 às 19h30, em modelo drive-thru no Espaço Viber. A campanha foi idealizada em parceria com o Fundo Social e Defesa Civil do Estado de São Paulo, que será o responsável por receber as doações e encaminhar até o destino final.

Em Jaguariúna, a Prefeitura da cidade também criou campanha para arrecadar doações. A força-tarefa municipal reúne a Assistência Social e outras oito secretarias, além da Defesa Civil. As doações podem ser feitas até amanhã, dia 10, das 8h às 16h, em vários pontos, entre eles no Ginásio do Azulão, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e parques públicos. No sábado, dia 11, será realizado o "Dia D" de arrecadação, no Centro Cultural, das 9h às 14h, com o sistema drive-thru.

Em Nova Odessa, os interessados em ajudar podem entregar suas doações de alimentos não perecíveis, água, produtos de limpeza, ração e roupas em bom estado no saguão do Paço Municipal até amanhã.

Em Sumaré, a campanha está com três pontos de arrecadação: Avenida Emilio Bosco, 825, Jd. das Oliveiras, Matão; Rua Ipiranga, 73, Centro; e Rua Cezar Moranza, 780. Estão sendo arrecadados água potável, produtos de higiene pessoal e itens de limpeza.

Em Valinhos, o Fundo Social está recebendo alimentos e roupas. Também podem ser doados outros materiais de uso pessoal. A ação, que começou na segunda-feira, prossegue até o final deste mês (dia 31). As doações deverão ser entregues na sede do Fundo Social, de segunda a sexta-feira das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 16h.

Santa Bárbara d'Oeste ampliou os locais que recebem doações para as famílias vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Entre os pontos estão a Defesa Civil, Tivoli Shopping e Tavares Agropet.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por