FERIADO DE PÁSCOA

23 procissões celebram a Sexta-feira Santa em Campinas

Paróquias da Igreja Católica festejam o dia com múltiplos eventos, entre eles a tradicional Caminhada das Sete Igrejas

Da Redação
29/03/2024 às 09:33.
Atualizado em 29/03/2024 às 09:33
A Catedral Metropolitana recebeu a missa dos Santos Óleos, celebrada por Dom João Inácio Müller (Rodrigo Zanotto)

A Catedral Metropolitana recebeu a missa dos Santos Óleos, celebrada por Dom João Inácio Müller (Rodrigo Zanotto)

As paróquias da Igreja Católica em Campinas estão com programação especial devido à Páscoa, que é celebrada no domingo, dia 31. Nesta Sexta-feira Santa, 23 procissões serão realizadas, entre elas a tradicional Caminhada das Sete Igrejas, que começa às 6h, partindo do Balão do Timbó, no Bairro Guanabara. O evento termina na Nossa Senhora do Carmo e contará com a participação do arcebispo da Arquidiocese de Campinas, Dom João Inácio Müller. Ele também estará presente na comunidade Nossa Senhora Aparecida, às 15h, e na procissão do Senhor Morto (Nossa Senhora do Carmo-Catedral), a partir das 18h.

A Caminhada das Sete Igrejas teve início na década de 60. Como forma de agradecimento pelas bençãos recebidas, Aldo Morandi e Napolião Fares resolveram fazer uma peregrinação pelas Igrejas de Campinas. Como perceberam que a distância entre elas poderia inviabilizar a ideia, resolveram então percorrer sete paróquias. São elas, pela ordem, Nossa Senhora de Lourdes, do Rosário, Das Graças, Nossa Senhora Auxiliadora (Liceu), Nossa Senhora das Dores, Casa de Saúde de Campinas e a última estação é a Matriz do Carmo. Ao todo são percorridos aproximadamente 11 quilômetros, partindo sempre do Balão do Timbó. Entre o Liceu e a Nossa Senhora das Dores, no Cambuí, haverá uma parada de 30 minutos para uso de toaletes e descanso, segundo consta na rede social do evento.

Para garantir a segurança dos fiéis, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) montou esquema especial de apoio operacional. No total, incluindo a Caminhada das Sete Igrejas, 23 manifestações religiosas acontecerão. Os agentes de trânsito estarão presentes nas procissões da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, Jardim Guanabara, das 6h às 7h30; Antônio Morandi (Caminhada da Fé – 7 Igrejas), do Jardim Brasil ao Centro, das 6h às 11h; Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Jardim Proença, das 6h às 7h30; Paróquia São João Batista, Jardim Santa Terezinha, das 6h às 8h30; Paróquia Santa Luzia, Jardim dos Oliveiras, das 6h às 9h; Paróquia Santa Cruz, Jardim Nova Europa, das 6h30 às 10h; Paróquia São Charbel, Jardim Flamboyant, das 15h às 17h30; Paróquia São Jerônimo Emiliani, Fazenda Santa Cândida, das 16h30 às 18h; Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Centro, das 17h30 às 20h; Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, Jardim Guanabara, das 17h30 às 20h; Paróquia São Geraldo Magela, DIC VI, das 17h45 às 20h; Paróquia São José Operário, Jardim Roseira, das 18h às 19h30; Paróquia Nossa Senhora da Piedade, Jardim Planalto de Viracopos, das 18h às 20h; Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Jardim Proença, das 18h às 19h; Paróquia Sant'Ana, Distrito de Sousas, das 18h às 20h; Paróquia Santa Edwiges, Jardim Aurélia, das 18h30 às 20h30; Paróquia Santo Cura D'Ars, Jardim Cura D'Ars, das 18h30 às 20h30; Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Nova Aparecida, Vila Padre Anchieta, das 19h às 20h; Paróquia Santa Teresa de Ávila, Parque Industrial, das 19h às 20h30; Paróquia Santa Catarina de Alexandria, Jardim Bonfim, das 19h às 20h; Paróquia São José, Vila Industrial, das 19h30 às 22h; Paróquia Sant'Ana de Campinas, Parque São Quirino, das 19h30 às 21h; Paróquia da Imaculada, São Bernardo, das 19h30 às 21h.

Na quinta-feira foi realizada a missa dos Santos Óleos, na Catedral Metropolitana, celebrada pelo arcebispo metropolitano Dom João Inácio Müller, e à noite, na Comunidade Nossa Senhora de Lourdes, no Campo Grande. Os óleos abençoados são os destinados aos Catecúmenos (Catequese), Enfermos, Batismo e Crisma a serem utilizados ao longo do litúrgico da Igreja Católica. 

Para os católicos a Páscoa ou Domingo da Ressurreição celebra a ressurreição de Jesus ocorrida no terceiro dia após a sua crucificação no Calvário, conforme o Novo Testamento na Bíblia. É a principal celebração do ano litúrgico cristão e também a mais antiga e importante festa cristã. No sábado, o arcebispo participa, a partir das 19h, da Vigília Pascoal, na Catedral e no domingo celebra missas às 7h na paróquia Nossa Senhora Patrocínio, em Monte Mor, e às 10h, na São João Paulo II, em Hortolândia.

BOI FALÔ

O feriado também é marcado por outras duas tradicionais celebrações: a Festa do Boi Falô, nesta sexta-feira, e a Lavagem das Escadarias da Catedral, no sábado. Em toda Sexta-feira Santa, a Festa do Boi Falô é realizada a partir das 10h, na Praça do Coco, no Distrito de Barão Geraldo. O evento contará com a habitual macarronada e apresentações culturais com o Grupo de Teatro A Camaleoa Produções, Grupo de Cultura Popular As Caixeiras das Nascentes e contação de histórias com Ulisses Junior.

A realização da Festa, que chega em sua 28ª edição neste ano, é uma parceria entre a Secretaria de Cultura e Turismo de Campinas, Subprefeitura do distrito, Centro Cultural Casarão, Feira de Barão Geraldo e Associação dos Artesãos e Expositores da Feira de Barão. O Grupo A Camaleoa Produções, em parceria com o projeto de mentoria artística da Tfilms, fará duas apresentações da peça teatral escrita em 2000 pelo teatrólogo Ton Crivelaro para o Ministério da Cultura, uma às 11h e a outra às 13h.

Às 12h quem se apresenta é o grupo popular de percussão formado por mulheres, Caixeiras das Nascentes. À tarde, às 14h30, será a vez do Grupo Savuru. Ulisses Junior, responsável pela contação de histórias, escreveu o livro "A Lenda do Boi Falô". Serão seis contações.

A festa foi criada em 1988 para comemorar o centenário da Abolição, já que uma das lendas do Boi Falô também é popularmente contada na história do escravizado Toninho. Forçado a trabalhar numa Sexta-feira Santa, ele obedeceu e, chegando ao pasto, o boi olhou para ele e disse: “Toninho, hoje não é dia de trabalhar, hoje é dia de se guardar”. O escravizado correu para a sede da fazenda gritando: "o boi falô, o boi falô!" e contou o que havia acontecido. Naquele dia, ninguém trabalhou.

ESCADARIAS

Já no Sábado de Aleluia está marcada a cerimônia da Lavagem da Escadaria da Catedral. A cerimônia traz a mensagem de paz e respeito entre as confissões religiosas. Este ano haverá show com o cantor Renato da Rocinha, às 14h, na Praça da Catedral. O cortejo está previsto para iniciar às 10h, saindo da Estação Cultura, descendo a Rua 13 de Maio, chegando à Praça da Catedral e iniciando a Cerimônia da Lavagem da Escadaria. O traje é rigorosamente branco. Em 2022, o evento se tornou Patrimônio Cultural Imaterial de Campinas e, este ano, completa 39 anos. Durante todo o período, a missão da cerimônia é conservar a tradição de ritos afro-brasileiros. A cerimônia tem apoio da Prefeitura.

Seguindo a tradição, as organizadoras da cerimônia da Lavagem, Mam'etus Corajacy e Dango, prestarão homenagem à Padroeira Nossa Senhora da Conceição e também agradecerão a Campinas, que as acolheu há muitos ano. Hoje, elas se consideram filhas da cidade. A Lavagem tem como objetivo homenagear os Povos Bantus. A maior parte dos negros escravizados que foram trazidos para o Brasil eram de etnias Bantu (Congo, Benguela, Ovambo, Cabinda, Angola, Macua, Angico, entre outros).

ÊXODO

Muitos campineiros também vão aproveitar o feriado prolongado para viajar. Só no Sistema Anhanguera-Bandeirantes, que corta a região, serão 470 mil veículos. A Prefeitura de Campinas manterá plantão dos serviços essenciais no feriado. O expediente foi encerrado na quinta-feira, às 18h, e retoma segunda, às 8h. 

Na rodoviária, a expectativa da Socicam, que administra o espaço, é de que mais de 96 mil passageiros passem pelo Terminal, entre embarque e desembarque, e os destinos mais procurados são no Estado de São Paulo as cidades de Praia Grande, no Litoral, e Araraquara, Interior. Já os destinos interestaduais mais procurados são Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Florianópolis (SC) e Goiânia (GO). No Aeroporto Internacional de Viracopos, a expectativa é receber 248 mil passageiros até o dia 2 de abril. Entre os destinos mais procurados estão as capitais do Nordeste, Centro-Oeste e do Norte do país, além de Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Vitória, cidades do interior de São Paulo, além de Fort Lauderdale e Orlando (EUA), Lisboa (Portugal) e Paris (França).

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por