Publicado 10/07/2019 - 17h45 - Atualizado 10/07/2019 - 17h45

Por AFP


A Volkswagen se despediu, nesta quarta-feira (10), da produção do New Beetle, após concluir a produção, em sua fábrica mexicana, de Puebla, da última unidade deste veículo herdeiro do "Fusquinha".s

O último New Beetle, azul metálico, ligou seu motor e, em meio a música de mariachis, vivas e aplausos, deixou a linha de montagem para rodar alguns metros até uma plataforma de exibição, sob uma chuva de confetes e efeitos pirotécnicos.

"Obrigado, Beetle" foi a mensagem colocada em um arco sobre a plataforma, rodeada por funcionários que participaram da produção deste veículo. O modelo somou mais de 1,7 milhão de unidades desde que, em 1997, começou a ser montado na fábrica de Puebla, centro do México, uma das maiores da VW no mundo.

Dezenas de funcionários se reuniram desde cedo para dar últimos toques à celebrada unidade, cuja montagem levou cerca de sete horas. Esta foi a segunda geração do Fusca, concebido para substituir o sedã.

"É como se fosse um neto do "Fusquinha". Foi o último da geração. Quem não iria querer um carro assim, feito por mãos mexicanas?", indagou Roberto Benítez, de 40 anos, técnico de produção.

Os funcionários também usavam camisetas com a mesma mensagem. O clima era de festa, mas nostálgico, na despedida de um dos carros mais icônicos da montadora alemã.

"Sempre dá tristeza. É um trabalho diário, turnos completos, para termos o melhor resultado, me dá orgulho", disse Francisco Bueno, outro funcionário, que trabalha nesta fábrica há 25 anos.

Na despedida, os mariachis entoaram a popular "Cielito lindo" e algumas lágrimas correram quando foi cantada a frase: "se vão os amigos, doces companheiros", da nostálgica canção popular "Las Golondrinas".

"A perda do Fusca após três gerações cerca de sete décadas deve provocar uma variada gama de emoções", disse durante a apresentação Steffen Reiche, CEO da Volkswagen México.

OS últimos 65 modelos do "Beetle Final Edition" serão vendidos no México apenas pela internet por US$ 21 mil para o modelo básico.

"Com este esquema, queremos chegar a novas audiências que estejam habituadas às compras digitais", disse Juan Pablo Gómez, diretor de marketing da marca Volkswagen México.

Cada veículo tem ao lado esquerdo uma placa comemorativa seriada do 1 ao 65. O carro ficará disponível em azul metálico, preto, branco e bege.

O New Beetle foi herdeiro do legendário Fusca (ou Sedan, como é conhecido no México), concebido em 1938 na Alemanha, em pleno auge do nazismo, e produzido até 2003. Seu último modelo também saiu desta fábrica no México, onde o "Fusquinha", como é conhecido, foi um verdadeiro carro popular, considerado "bom, bonito e barato", como definem seus fãs.

Mas, ao contrário de seu "avô", um dos carros mais baratos do mercado, o New Beetle é considerado um veículo de luxo. Seu preço é o dobro de outros modelos similares.

Escrito por:

AFP