Publicado 08/07/2019 - 20h30 - Atualizado 08/07/2019 - 20h30

Por AFP


A Tunísia garantiu a última vaga nas quartas de final da Copa Africana de Nações ao derrotar Gana nesta segunda-feira nos pênaltis (1-1; 5-4), e vai enfrentar a surpreendente seleção de Madagascar nas quartas de final na quinta-feira.

As "Águias de Cartago" abriram o placar por meio de Taha Khenissi (73), mas um gol contra de cabeça de Rami Bedoui nos acréscimos levou a partida à prorrogação (90+2).

O placar não foi alterado no tempo extra e as duas equipes tiveram que decidir nas penalidades máximas.

O goleiro Farouk Ben Mustapha, que entrou no lugar de Mouez Hassen, defendeu o chute de Caleb Ekuban e levou sua seleção às quartas.

Amplamente dominados na partida pelos ganeses, que foram semifinalistas da última edição, os tunisianos haviam empatado as três partidas na fase de grupos.

Mais cedo, a Costa do Marfim venceu Mali por 1 a 0 em Suez, no Egito, e vai enfrentar a Argélia nas quartas de final na quinta-feira.

No banco de reservas nos dois primeiros jogos e titular após muita pressão midiática e popular, Zaha é um dos rostos mais conhecidos da equipe marfinense, que ainda não mostrou um bom futebol na competição.

O artilheiro do Crystal Palace aproveitou um erro de Youssouf Koné para marcar seu segundo gol na competição (76) e garantir assim a vaga dos "Elefantes" entre os oito melhores do continente.

Já a Argélia, o próximo adversário, tem impressionado no torneio sediado pelo país dos "Faraós" nas últimas três semanas e no domingo venceram a seleção de Guiné por 3 a 0, com gols de Belaïli (24), Mahrez (57) e Ounas (82).

Os "Elefantes" alcançaram a final em duas das três últimas ocasiões em que superaram a fase de grupos, com um título em 2015. Já Mali só mantém entre seus titulares um jogador que estava presente na epopeia de 2013, Molla Wagué, quando conseguiram a medalha de bronze.

Os marfinenses, vencedores da CAN em 1992 e 2015, não passaram da primeira fase na última edição, e fracassaram ao não se classificarem para a Copa do Mundo de 2018.

-- Jogos das oitavas de final da Copa Africana de Nações (CAN):

Sexta-feira, 5 de julho

Marrocos - Benim 1-1, (1-4 nos pênaltis): Benim classificado

Escrito por:

AFP