Publicado 08/07/2019 - 18h00 - Atualizado 08/07/2019 - 18h00

Por AFP


O presidente americano, Donald Trump, discutiu nesta segunda-feira (8) o impasse a respeito do programa nuclear iraniano com seu contraparte francês, Emmanuel Macron, informou a Casa Branca.

Os dois líderes "discutiram os esforços feitos para assegurar que o Irã não obtenha uma arma atômica e para pôr fim ao comportamento desestabilizador do Irã no Oriente Médio", destacou em um comunicado o Executivo.

Nesta segunda, o Irã rompeu o limite de enriquecimento de urânio estabelecido no acordo de 2015, que o governo Trump abandonou no ano passado.

Washington impôs sanções punitivas a Teerã e as tensões entre as duas partes aumentaram depois da derrubada de um drone americano e de ataques a petroleiros que os Estados Unidos atribuíram à República Islâmica.

O Irã, que também ultrapassou o limite de 300 quilos de reservas de urânio enriquecido este mês, afirma que isto não é uma violação do acordo, citando termos do mesmo que permitem um lado abandonar temporariamente alguns compromissos se considerar que o outro lado não respeita sua parte no acordo.

jca/wd/cs/mvv

Escrito por:

AFP