Publicado 08/07/2019 - 16h30 - Atualizado 08/07/2019 - 16h30

Por AFP


A polícia mexicana interceptou um caminhão de refrigerantes que transportava 228 migrantes centro-americanos escondidos, no estado de Chiapas, sul do país, informaram as autoridades nesta segunda-feira.

O veículo foi detido em uma estrada de Chiapas quando os agentes realizavam uma blitz de rotina, detalhou a Secretaria de Segurança Pública em um comunicado.

Os agentes "prenderam duas pessoas" que transportavam os migrantes na operação, informou a pasta.

Os migrantes são originários de Guatemala, Honduras e El Salvador, e, segundo a secretaria, "foi-lhes oferecido atendimento médico, e eles ficaram sob custódia do Instituto Nacional de Migração (INM)". Como em outros casos, esta autoridade ajuda os migrantes a voltarem para seus respectivos países.

Desde outubro do ano passado, o número de migrantes em situação irregular que atravessam o México para chegar aos Estados Unidos teve uma escalada acentuada - o que tem dificultado as relações entre Washington e México.

No mês passado, os Estados Unidos ameaçaram impor tarifas às exportações mexicanas se o governo do presidente Andrés Manuel López Obrador não impedisse o fluxo de imigrantes sem documentação, principalmente guatemaltecos, hondurenhos e salvadorenhos, que passam por seu território.

Para evitar que a ameaça se materialize, o México prometeu enviar seis mil agentes de sua recém-criada Guarda Nacional para a fronteira sul, uma medida que o presidente dos EUA, Donald Trump, chamou de "ótimo trabalho".

str/yug/mls/ll/db

Escrito por:

AFP