Publicado 10/07/2019 - 15h25 - Atualizado // - h

Por Diego Cunha

O restaurante oferece os pratos mais típicos e suculentos da comida mineira em ambiente rústico e aconchegante

Leandro Ferreira/AAN

O restaurante oferece os pratos mais típicos e suculentos da comida mineira em ambiente rústico e aconchegante

Na entrada, uma Maria Fumaça, avançando alguns metros, a roda de um moinho e bancos de madeira. Assim, em um ambiente que remete aos cenários de um Brasil rural, os amantes da culinária típica de Minas Gerais são recebidos no restaurante Fogão Mineiro para uma experiência gastronômica farta e repleta de sabores. Inaugurado em 14 de maio de 2004, o estabelecimento é familiar e administrado por cinco irmãos, os quais trazem uma só inspiração: a Vó Sinhá. Homenageada no cardápio com algumas receitas de sua autoria, como a costelinha que leva seu nome (receita ao lado), a matriarca também está presente no restaurante por meio de elementos decorativos originados de sua antiga fazenda, espalhados por toda a casa.

O menu do Fogão Mineiro é variado. De terça a sexta é oferecido um cardápio a la carte com opções bem tradicionais como o torresmo e a mandioca frita como entrada e as costelas, picanhas, grelhados e peixes como pratos principais. Para a sobremesa, os bons e velhos doces de leite com queijo e romeu e julieta. Nos fins de semana, um buffet caprichado é a atração, reunindo tudo o que há de melhor na gastronomia mineira. Para o Inverno, a adega de vinhos e as diversas opções de cachaças costumam fazer sucesso entre os frequentadores da casa. Outro destaque são os festivais de caldos: marca registrada do restaurante nessa época do ano.

Além de Sousas, o Fogão Mineiro conta com unidades nas praças de alimentação do Campinas Shopping, Iguatemi Campinas, Parque das Bandeiras e no Parque D. Pedro Shopping.


RECEITA

Costelinha da Vó Sinha

Ingredientes:
-1 Kg de costela
- 8 tabletes de caldo de costelas
- 4 cebolas grandes
- 1 litro de água
- 300g de fubá
- Sal


Modo de preparo:

Para o prato é necessário primeiramente cortar as cebolas no formato meia-lua e com elas forrar o fundo de uma panela de pressão. Em seguida, lave e fatie a costela em tiras, para então colocá-las por cima das cebolas. Por fim, acrescente os tabletes de caldo de carne e feche a panela. Deixe cozinhar por 30 minutos. Enquanto isso, prepare o angu: em uma panela coloque um litro de água e deixe ferver. Adicione o fubá aos poucos e mexa até ficar homogêneo. Acrescente o sal a gosto e baixe o fogo. Deixe cozinhar por 10 minutos.

Para acompanhar, um arroz branco, mandiocas fritas, couve, farofa e vinagrete são ótimas pedidas. Bom apetite!
Fogão Mineiro
Local: Estrada Sousas-Joaquim Egídio, km 01, Sousas, Campinas
Funcionamento:
Terça a quinta: das 13h à meia-noite
Sexta e sábado: das 11h às 1h
Domingo: das 11h às 22h
Telefone: (19) - 3258-6026

Escrito por:

Diego Cunha