Publicado 11/07/2019 - 16h44 - Atualizado 11/07/2019 - 16h46

Por Do Correio

Cena do espetáculo 'Dançando, Vestindo e Outros Sentidos'

Cisco Vasques / Divulgação

Cena do espetáculo 'Dançando, Vestindo e Outros Sentidos'

Projetos apoiados na 8ª Edição do Aluno-Artista, programa do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) da Unicamp, serão apresentados no Sesc Campinas este mês, resultado de uma parceria entre a universidade e a instituição do sistema S. As apresentações são gratuitas, mas é bom retirar os ingressos com uma hora de antecedência. Nesta quinta (11), o grupo Morganas apresenta, na área de conveniência, a performance de dança contemporânea 'Dançando, Vestindo e Outros Sentidos'.
Partindo de um questionamento sobre a identidade feminina, o Morganas busca traçar caminhos de ocupação de espaços por meio da linguagem da performance. Explorando a corporalidade do vestir, seus corpos vão sendo ressignificados por texturas, estados e qualidades. “Dançamos em busca da essência dos espaços e de nós mesmas, para assim refletir e provocar reflexão sobre o auto-olhar e o corpo feminino no ambiente”, explica Iara Medeiros, uma das bailarinas criadoras. Além dela, integram o grupo Rubia Amaral, Hellen Marques e Sofia Cruz. Este projeto foi contemplado no ano passado pelo programa Aluno–Artista da Unicamp.
Morganas surge de uma força proveniente da união entre mulheres artistas a fim de colocarem-se no espaço que habitam no dia a dia.
No dia 19 de julho, às 20h, a atração será o coletivo Atravessadas com o projeto de dança 'Resistências'. Ele trata da força que surge da necessidade de existir, que se revela no encontro com a cidade, constantemente tensionando a lógica do contexto urbano. Esses enfrentamentos cotidianos despertam o olhar dos artistas para uma poética da resistência. Emergem corposplanta que resistem ao tempo, às intempéries, ao espaço, à força da gravidade, e constituem um organismo vivo, coletivo mas singular, que se interpõe de maneira singela e poderosa. Os bailarinos criadores são Maria Resisewitz, Ana Mindlin, Victor Isidro Lopes e Taiana Ferraz.
AGENDE-SE
O quê: 'Dançando, Vestindo e Outros Sentidos'
Quando: nesta quinta-feira (11), às 19h
Onde: Sesc Campinas (Rua D. José I, 270/333, Bonfim, fone: 3737-1500)
Quanto: entrada franca

Escrito por:

Do Correio