-->

Publicado 12/07/2019 - 10h41 - Atualizado 12/07/2019 - 10h41

Por Da Agência Anhanguera

Antirrábica é cancelada por falta de vacinas

Divulgação

Antirrábica é cancelada por falta de vacinas

A Prefeitura de Campinas cancelou ontem a Campanha Antirrábica 2019, que imuniza cães e gatos contra a raiva. De acordo com a Administração, a medida foi motivada pela falta de vacinas, que são enviadas pelo Ministério da Saúde.
Segundo dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde, no ano passado foram encontrados 43 morcegos positivos para raiva; em 2019, foram 12 ocorrências. Comunicado enviado às unidades de Saúde de Campinas explica que “devido ao desabastecimento da vacina antirrábica para cães e gatos (VARC) informado pelo Ministério da Saúde, esclarecemos que para o ano de 2019 não será realizada a Campanha Antirrábica Canina e Felina no município de Campinas.”
O Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), informou ontem por nota, “ que está seguindo as orientações do Ministério da Saúde, que informou, por meio do Instituto Pasteur, não ter vacinas disponíveis no momento. A Unidade de Vigilância em Zoonoses vacina os animais na rotina por meio de agendamento. O telefone é (19) 3245-1219.
De acordo com especialistas, cães e gatos a partir dos três meses de idade devem ser vacinados contra a raiva anualmente. A dose é necessária inclusive para os animais que não têm acesso à rua, pois os morcegos podem entrar em contato com eles dentro dos imóveis.
Os preços das vacinas em clínicas veterinárias de Campinas variam entre R$ 74,90 e R$ 119,90, segundo levantamento pela internet.

Escrito por:

Da Agência Anhanguera