-->

Publicado 12/07/2019 - 08h32 - Atualizado 12/07/2019 - 08h32

Por Francisco Lima Neto

Dona Benedita mostra a dispensa praticamente vazia e lamenta ter de reduzir a ajuda diária aos moradores carentes da região

Leandro Torres/AAN

Dona Benedita mostra a dispensa praticamente vazia e lamenta ter de reduzir a ajuda diária aos moradores carentes da região

A crise que assola o País nos últimos anos tem prejudicado diversos setores e atividades, e com as entidades sociais não é diferente. A Casa da Sopa, associação beneficente do Jardim Paraíso de Viracopos, em Campinas, viu as doações minguarem nos últimos anos e as atividades serem prejudicadas. A direção estima queda de 70% no recebimento de doações.
A associação servia entre 140 e 180 refeições por dia para moradores em situação de rua e famílias carentes do entorno. Atualmente, só é possível alimentar entre 60 e 80 pessoas.
"Está faltando tudo. Legumes, verduras, material de limpeza, roupa de frio. A situação está bem complicada", explica Benedita Aparecida Franco de Camargo, 68 anos, presidente da instituição.
De acordo com ela, as doações vêm caindo nos últimos anos, mas nunca estiveram tão baixas. "Por causa da crise, as doações caíram bastante. Caiu mais de 70%. Tá parecendo um cemitério aqui. Antes, tinha gente que doava o pão para o café da manhã, ajudava com o gás, material de limpeza, mas pararam. Então, tá faltando tudo", diz.
Benedita revela que está devendo R$ 435 de gás. "Isso só de gás, fora as demais contas que ficaram para trás. Não precisa me dar dinheiro na mão não. Pode ir lá e pagar a empresa que eu pego o gás. Assim, a gente pode voltar a pegar de novo para cozinhar", explica a presidente.
Por conta da baixa arrecadação, a Casa da Sopa passou a servir as refeições apenas nas segundas e quartas-feiras, mas a procura continua alta. "Eu encurtei e só tô servindo de segunda e quarta, mas eles continuam vindo nos outros dias. Não posso virar as costas. Sirvo o que tem. Tem dia que é só arroz e feijão e uma salada, mas tem dia que não tem mesmo", desabafa.
Além da alimentação, a associação oferece capoeira para crianças e adolescentes, de terça e quinta-feira, além de um programa de geração de renda. "Mas tá tudo minguando. Eu peço que as pessoas voltem a colaborar. Agora no frio as pessoas sentem mais fome", conclui.
PARA AJUDAR
Endereço: Rua Iraí, nº 91 - Jardim Paraíso de Viracopos
Telefones: (19) 3224-0560 ou 99702-6605
E-mail: casasopajdparaiso@ig.com.br
Doações: Banco Itaú - agência: 0009 - c/c: 51123-9
CNPJ: 03251045/0001-27

Escrito por:

Francisco Lima Neto