-->

Publicado 11/07/2019 - 10h00 - Atualizado 11/07/2019 - 10h00

Por Da Agência Anhanguera

Imagem do complexo Dr. Acílio Carreon Garcia: aporte universitário

Divulgação

Imagem do complexo Dr. Acílio Carreon Garcia: aporte universitário

O Hospital e Maternidade Municipal Dr. Acílio Carreon Garcia, em Nova Odessa, deve se tornar hospital-escola. A Administração encaminhou à Câmara, na última sexta-feira, Projeto de Lei (PL) que prevê convênio entre a Secretaria de Saúde e a Faculdade de Medicina São Leopoldo Mandic de Campinas. Se aprovado pelo Poder Legislativo, a parceria vai permitir que alunos residentes - em fase de conclusão do curso - atuem na unidade de saúde, ampliando a capacidade e a qualidade do atendimento prestado à população. A instituição de ensino é referência no Brasil no ensino de medicina e odontologia.
Inicialmente, serão envolvidas as áreas de clínica médica (clínica-geral) e pediatria. Posteriormente, de acordo com a demanda, outras especialidades podem ser inseridas. Secretário de Saúde de Nova Odessa, Vanderlei Cocato, destaca que, em abril passado, profissionais da faculdade elogiaram reiteradamente a estrutura do hospital. Durante a visita técnica mencionada por Cocato, o coordenador da Faculdade de Medicina da São Leopoldo Mandic, Guilherme Succi, e o coordenador da Pediatria da instituição, Péricles Motta, conheceram as dependências do hospital, passando pelo pronto socorro, consultórios, alas de internação, centro cirúrgico, maternidade, salas de especialidades e as dependências que estão passando por obras de reforma e ampliação.
Motta ressaltou que se trata de um hospital muito grande. Ambos os dirigentes da São Leopoldo Mandic avaliaram que a estrutura do local é ideal para a parceria. Succi pontuou que a unidade de saúde vai oferecer boas condições para o aprendizado dos alunos. Prefeito de Nova Odessa, Benjamim Bill Vieira de Souza (PSDB) afirmou que o objetivo do convênio é contribuir também na formação dos médicos plenamente capacitados no atendimento primário e secundário, capazes de diagnosticar e tratar doenças, urgências e emergências.
Referência na região
Referência na região de Campinas em odontologia e medicina, a Faculdade São Leopoldo Mandic recebeu nota máxima no IGC (Índice Geral de Cursos), do Ministério da Educação (MEC) nos últimos 11 anos e foi considerada a quarta melhor instituição de Ensino Superior do Brasil - e a primeira na área de saúde -, dentre as 2.066 universidades, faculdades e centros universitários avaliados pela pasta. A instituição tem sede em Campinas e unidades em Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo e Vila Velha.

Escrito por:

Da Agência Anhanguera