-->

Publicado 07/07/2019 - 18h10 - Atualizado 08/07/2019 - 11h58

Por Daniel de Camargo

Atividades proporcionaram aos pequenos um maior conhecimento sobre os direitos e deveres da criança cidadã

Divulgação

Atividades proporcionaram aos pequenos um maior conhecimento sobre os direitos e deveres da criança cidadã

A educação, em sua totalidade, sempre foi, é, e será, uma preocupação da formação oferecida pelo Instituto Educacional Imaculada, segundo a direção da escola. Diante disso, a instituição desenvolve projetos pedagógicos e sociais a fim de sustentar sua proposta de ensino e aprendizagem promovendo habilidades e competências em todos os campos do conhecimento. “Desde a Educação infantil até o Ensino Médio há projetos direcionados aos alunos, às famílias e à comunidade” , explica a diretora do colégio, Silvia Helena Maltoni Ferreira.
O instituto conta com um programa bilíngue na Educação Infantil, em parceria com a Educate Bilingual Program da Richmond. Os alunos do maternal I têm três aulas semanais e, a partir do maternal II, os alunos passam a ter cinco aulas semanais, com material e acesso ao sistema Educate. O programa ainda contempla o 1º ano do Ensino Fundamental, e a partir de 2020, será implantado do 2º ao 5º ano.
De todos os projetos criados no Imaculada, o central está vinculado à Campanha da Fraternidade, que norteia a ação da instituição diante dos alunos e da comunidade. Neste ano, a iniciativa focou no tema Fraternidade e Políticas Públicas e no lema “Serás libertado pelo direito e pela justiça”. Foi a partir dessa ideia, conta Silvia, que todos os segmentos da escola direcionaram seus projetos e atividades para levar aos alunos e à comunidade a proposta de educação com o questionamento: somos fraternos?
Na Educação Infantil, foi criado um subtema para envolver os menores, que trabalharam com “Se brincar tem hora, porque não agora?” . Várias atividades proporcionaram aos pequenos um maior conhecimento sobre os direitos e deveres da criança cidadã. “Os pequenos trabalharam os cuidados com o meio ambiente e a sustentabilidade e a construção para uma sociedade mais justa e fraterna” , lembra.
Feira cultural
Outro projeto do Imaculada é a feira cultural, considerada um momento de ápice, pois é quando a instituição apresenta sua proposta educativa, sempre pautada nos valores do Evangelho - essa é a linha mestra da escola. “O Ensino Fundamental, com bastante dinamismo, foca a questão da solidariedade. Os projetos enriquecem ainda mais a importância de ser amigo e de se importar com aqueles que são excluídos de nossa sociedade. Essa visão traz aos jovens a capacidade de perceber sua corresponsabilidade numa sociedade em que ele não é único, mas atua em conjunto com os demais para um bem comum e geral”, observa a diretora.
Já os alunos do Ensino Médio participam de peças teatrais educativas, noites literárias e feira de ciências para enaltecer a proposta do colégio, que é a de educar evangelizando e evangelizar educando.
Ainda, para estimular os educandos, são desenvolvidas iniciativas que viabilizam um contato direto com associações carentes. “E, junto delas, os responsáveis participam ativamente para ensinar que todos somos iguais diante de Deus. Nossos jovens desenvolvem atividades em parceria com essas comunidades e colhem frutos sem igual: a diferença os faz iguais”, informa a educadora.
Know how digital 
O Imaculada é um dos colégios pioneiros na parceria com o programa Google For Education, os dispositivos compartilháveis e as ferramentas colaborativas do programa ajudam os professores a preparar todos os alunos com formas novas e mais interessantes de aprender as habilidades necessárias para o mundo digital. A diretora do colégio, Silvia Helena Maltoni Ferreira, garante que os pais, alunos e toda a comunidade participam desse processo educativo oferecido pelo Imaculada, afim de estreitarem a relação e o contato mútuo que toda aprendizagem requer. Em suma, a missão educativa tem o seu ápice em educar evangelizando e evangelizar educando, como sonhou Santa Cândida.

Escrito por:

Daniel de Camargo