Publicado 09/07/2019 - 06h00 - Atualizado 08/07/2019 - 14h14

Por Do Correio

Mausoléu de 1932

Reprodução

Mausoléu de 1932

9 DE JULHO RELEMBRA REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA
Comemora-se hoje o trigésimo-sétimo aniversário da Revolução Constitucionalista, quando São Paulo se ergueu contra a Ditadura exigindo a volta do País à legalidade. Foram dias de eletrizante entusiasmo, de ideal coletivo, de sacrifício e de heroísmo, que jamais serão esquecidos. Todas as classes e tôdas as profissões irmanaram-se na mesma fé, e lutaram pela grande causa. Enquanto São Paulo combatia com uma das mãos, trabalhava com a outra, como já se disse da França, no tempo da Grande Guerra. Incentivaram-se as plantações: multiplicaram as hortas domésticas: os sucedâneos do trigo entraram em uso, e as reservas de gasolina ficaram intactas para uso militar. Nada se deixou ao acaso. Uma organização prodigiosa começou a funcionar como um aparelho de precisão.
 
PORTUGAL SEMPRE AMIGO DO BRASIL
Viajando em avião especial da TAP, o Primeiro Ministro de Portugal, professor Marcelo Caetano desembarcou às 9,35 horas de hoje, no aeroporto militar de Brasília, sendo recebido pelo Chanceler Magalhães Pinto e outras autoridades brasileiras, civis e militares. Ainda no aeroporto, o Primeiro Ministro de Portugal manifestou sua satisfação em visitar o Brasil, certo de que o evento servirá para dar efeito prático às excelentes relações de amizade que sempre uniram Brasil e Portugal. Depois de passar em revista as tropas da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, formadas em sua honra, o professor Marcelo Caetano foi apresentado, pelo Ministro Magalhães Pinto às demais autoridades brasileiras que aguardavam no aeroporto.
 
PRIMEIRO BATALHÃO AMERICANO DEIXA VIETNÃ
O primeiro contingente de soldados norte-americanos evacuados do Vietnã (814) partiu esta manhã do aeroporto Tan Son Nhut com destino a Seattle (Estado de Washington). Trata-se de um batalhão completo, o terceiro do 60.o regimento da 9.a divisão de infantaria. O presidente sul-vietnamita, Nguyen Van Tieu, e o vice-presidente, Nguyen Cao Ky, assistiram inesperadamente à despedida. A atividade militar continuava sendo reduzida em todo o território nacional: norte-vietnamitas e vietcongs intensificaram ligeiramente seus bombardeiros de fustigação, mas os combates e escaramuças foram esporádicos.

Escrito por:

Do Correio