Publicado 11/06/2019 - 20h00 - Atualizado 11/06/2019 - 20h00

Por AFP



Um estudo global sobre a primeira geração de diretores executivos
digitais descobriu que a cultura da empresa está se revelando um desafio
significativo, com a maioria (54%) gastando mais tempo evangelizando em
seus negócios do que executando sua estratégia digital.

A Egon Zehnder, empresa de consultoria líder mundial, pesquisou CDOs em
grandes empresas em 20 países do mundo, cujas somas combinadas totalizam
US$1 trilhão, para explorar suas expectativas e experiências e
identificar as ações que os líderes devem adotar para acelerar a
transformação digital em suas organizações.

A pesquisa, CDO Decodificado: A primeira Onda de CDOs, também
mostra que ainda há pouca compreensão compartilhada do papel e das
responsabilidades de um CDO. Embora as linhas de relato e as principais
responsabilidades variem amplamente, o que une esse grupo é seu status
de pioneiro - a esmagadora maioria é a primeira a assumir esse papel em
sua organização.

"Organizações e - ao que parece - os próprios CDOs ainda estão
trabalhando no que significa ser CDO", disse Lindsay Trout, líder global
de Práticas Digitais da Egon Zehnder. "Está claro que as experiências
desta primeira geração moldarão a direção que as empresas tomarão no
futuro."

CDOs também questionaram se um rol somente digital se tornará obsoleto
ao longo do tempo. Rob Barger, CDO da Georgia-Pacific, disse: "Eu não
deveria existir neste cargo em cinco anos."
Principais resultados da pesquisa
Os desafios da mudança cultural
-- Enquanto apenas 10% dos CDOs viram seu papel principal como cultura da empresa em evolução, 54% disseram que gastam mais tempo na evangelização do que na execução. -- 80% dos entrevistados descobriram que a cultura da empresa em evolução era mais difícil ou muito mais difícil do que esperavam. 68% também citaram a integração de dados e a quebra de silos. -- Apenas 25% dos CDOs acharam que suas organizações estavam prontas para a transformação digital quando foram contratadas pela primeira vez. -- Compromisso executivo e cultura da empresa foram citados como os dois fatores mais críticos para alcançar a transformação digital em 58% e 57% dos CDOs, respectivamente. Quem são os CDOs de hoje
-- Este é um grupo de pioneiros - 84% são os primeiros a ter um cargo de CDO em sua organização e 65% estão no cargo há três anos ou menos. -- CDO é um cargo sênior - 63% reportam diretamente ao CEO. Confiança e ambições dos CDOs
-- 42% dos CDOs acreditam que seu próximo trabalho seria um cargo de CEO. -- 50% disseram que o escopo do impacto foi sua principal razão para assumir o papel de CDO. Recomendações

Egon Zehnder recomenda várias ações para garantir o sucesso de um CDO,
incluindo:
-- Contrate evangelistas e executores: Se a mudança de cultura interna for necessária, escolha um CDO capaz de reunir equipes e expressar uma visão. -- Certifique-se de que o C-suite tenha: O CEO deve garantir que a diretoria executiva, incluindo o CFO e outros líderes de P&L, compreenda o papel do CDO e apoie o investimento em transformação digital. -- Não se esqueça da cultura: Não acontece nada sem a participação organizacional. -- Dê liberdade ao CDO para construir uma equipe forte: Muitos CDOs criam equipes que são uma combinação de novos talentos, conhecimento e legado. -- Esteja disposto a medir o sucesso de diferentes maneiras: O CDO deve ter o direito de desenvolver e usar seus próprios pontos de referências, inclusive nas partes da empresa pelas quais não são os responsáveis. Outras informações

Para ler a íntegra CDO Decodificadorelatório de visita www.egonzehnder.com/cdo-decoded
NOTAS AOS EDITORES
Sobre a Pesquisa CDO 2019

Egon Zehnder realizou pesquisas em profundidade com 107 CDOs em 20
países durante o mês de dezembro de 2018.
Sobre a Egon Zehnder

A Egon Zehnder é uma empresa de consultoria com liderança mundial,
compartilhando uma meta: transformar pessoas, organizações e o mundo
mediante a grandes lideranças.

Sabemos o que os grandes líderes podem fazer e como se apaixonam ao
oferecer as melhores soluções de liderança para os nossos clientes.

Como uma empresa, nossos mais de 480 consultores em 68 escritórios e 40
países levam nossas forças individuais a formar uma poderosa equipe de
cooperação.

Fazemos parceria com corporações públicas e privadas, empresas
familiares e agências governamentais e sem fins lucrativos a fim de
fornecer serviços de consultoria, busca e sucessão de diretores,
executivos, avaliação de executivos, desenvolvimento de liderança e
transformação organizacional.

Oferecemos uma gama de serviços integrados para apoiar nosso trabalho de
consultoria de liderança, como: Nosso investimento em Sinequanon (SQN),
com sede em Zurique, na Suíça, uma empresa que usa IA e análises
avançadas para melhorar a cultura e o desempenho no local de trabalho, e
nossa aliança estratégica com Mobius Executive Leadership, empresa de
desenvolvimento de liderança com sede em Londres e Cambridge, que
oferece programas de desenvolvimento de executivos customizados nos
níveis CEO e executivo que permitem descobertas frequentemente descritas
pelos participantes como "mudança de vida". Além disso, fizemos uma
parceria com a Paradox Strategies, empresa de consultoria fundada por
Linda Hill da Universidade de Harvard, para desenvolver o Quociente de
Inovação (QI), um diagnóstico cultural baseado na pesquisa de Hill que
ajuda os clientes a entender melhor o grau em que suas culturas permitem
- ou inibem - sua capacidade de inovar.

Compartilhamos compromisso e orgulho fazendo um trabalho que contribui
para carreiras de sucesso, empresas mais fortes e um mundo melhor.
www.egonzehnder.com

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