Publicado 12/06/2019 - 13h01 - Atualizado 12/06/2019 - 16h24

Por Unicamp/Notícias

Documentário de Juliana Sangion retrata o encontro das equipes do Comvest com estudantes de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas

Divulgação

Documentário de Juliana Sangion retrata o encontro das equipes do Comvest com estudantes de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas

Com a direção de Juliana Sangion, da Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest), o lançamento do documentário 'Purãga Pesika - um encontro de boas-vindas' será lançado nesta quarta-feira (12), às 19h, no Sesc Campinas. O filme é um olhar sobre os candidatos de São Gabriel da Cachoeira (AM) que participaram do primeiro Vestibular Indígena da Unicamp e tenta mostrar, mais do que a aplicação de um exame, o encontro desses estudantes com a Universidade. O nome do filme significa, na língua Nheengatu, bem-vindos.
Em 2017, o Conselho Universitário da Unicamp aprovou a aplicação do primeiro vestibular específico para estudantes indígenas. No final de 2018, equipes da Comissão de Vestibulares estiveram em quatro Estados do país para aplicar as provas. São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, foi a cidade que registrou o maior número de inscritos. O município fica a 850 quilômetros de Manaus, no meio da Floresta Amazônica. A equipe da Unicamp chegou para realizar o exame no final de novembro. O documentário é fruto desse encontro e mostra o cotidiano de alguns estudantes que participaram desse marco, seu cotidiano, as expectativas em relação à prova e à vida universitária.
O documentária de 70 minutos, tem roteiro e direção de Juliana Sangion, imagens de João Ricardo Boi, montagem e edição de Kleber Casablanca, imagens de apoio de Antonio Scarpinetti e Ricardo Adorno.
AGENDE-SE
O quê: lançamento do documentário Purãga Pesika
Quando: nesta quarta-feira (12), às 19h
Onde: Sesc Campinas (Rua D. José I, 270/333, Bonfim, fone: 3737-1500)
Quanto: entrada franca

Escrito por:

Unicamp/Notícias