Publicado 12/06/2019 - 07h49 - Atualizado 12/06/2019 - 07h49

Por Da Agência Anhanguera

Maternidade faz campanha para coleta

Divulgação

Maternidade faz campanha para coleta

A Maternidade de Campinas está em campanha para a coleta de leite materno. O estoque médio ideal para suprir com tranquilidade os 40 leitos da UTI Neonatal é de 200 litros mensais. A média mensal tem sido de 133 litros, o que representa apenas 66,5% da quantidade necessária para o atendimento aos bebês prematuros.
Durante o Inverno, há queda entre 30% e 50% nas doações, o que obriga o seu Centro de Lactação — o Banco de Leite Humano da Maternidade — a incentivar as mães de recém-nascidos a contribuírem para garantir o estoque.
Cada litro de leite materno doado pode alimentar até dez recém-nascidos por dia. Para ser doadora é necessário que a mãe seja saudável, esteja amamentando o próprio filho e que tenha uma produção excedente de leite após a mamada. O contato pode ser feito diretamente com o Banco de Leite pelo telefone (19) 3306-6039 para o preenchimento do cadastro.
A coleta de leite materno não se limita às mães que tenham feito seus partos na Maternidade de Campinas. As doações também podem ser retiradas nas residências das mães que moram em outros municípios da Região Metropolitana de Campinas (RMC). Nesse caso, a coleta na residência é feita pelo motorista da Maternidade, acompanhado por uma técnica de enfermagem do Banco de Leite, de segunda a sexta-feira. Todo material para a coleta e estocagem - que podem ser feitas pela doadora em sua própria residência - é fornecido pelo Banco de Leite.
O leite doado é transportado pelo Banco de Leite em caixas isotérmicas com gelo (geloc) e com controle de temperatura feito por termômetro digital.

Escrito por:

Da Agência Anhanguera