Publicado 09/06/2019 - 15h47 - Atualizado 09/06/2019 - 15h47

Por Da Agência Anhanguera

Será feita troca do sistema de automação e equipamentos de Imunoquímica e Sorologia do Laboratório

Cedoc/RAC

Será feita troca do sistema de automação e equipamentos de Imunoquímica e Sorologia do Laboratório

O secretário de Saúde de Campinas, Carmino de Souza, anunciou na última sexta-feira que o Laboratório Municipal vai restringir a realização de determinados exames no período de 10 de junho e 16 de julho de 2019. Segundo ele, a troca de equipamentos do laboratório vai exigir a suspensão temporária de alguns exames. Os de urgência, segundo o secretário, serão realizados em outras unidades da rede ou mesmo em laboratórios particulares. São realizados cerca de 18 mil exames por dia no laboratório. A suspensão deve atingir aproximadamente 30% desse total.
"Isso (a troca dos equipamentos) teria de acontecer em algum momento. E a troca não é simples. São equipamentos de grau máximo de automação, e por isso, seremos obrigados a suspender os serviços em determinados setores e, por alguns dias" , explicou. "Mas podemos garantir que os novos equipamentos são muito mais modernos", acrescentou.
Por meio de nota, o órgão informa que neste período, será feita a troca do sistema de automação e equipamentos nos setores de Imunoquímica e Sorologia e, por conta da adequação do espaço físico da unidade e a instalação e validação de todos os novos equipamentos, será necessário restringir a realização de algumas análises.
Entre os dias 10 de junho e 14 de junho não serão realizados os exames de bioquímica como os de glicose, colesterol, triglicérides e os de sorologias — de diagnóstico de algumas doenças — e análise em urina de 24 horas e amostra isolada.
A partir do dia 17 de junho e até 16 de julho, serão feitos somente os de urgências referentes a estes grupos. A secretaria garante que tudo será normalizado até o dia 17 de julho.
De acordo com a secretaria, continuam a ser realizados normalmente os exames como hemogramas urgentes, imuno-hematologia, hanseníase, exames de urina I e uroculturas, secreções e fezes.
RELAÇÃO
Grupos de exames suspensos
Hemoglobina glicada
Glicemia
Imunoquímica
Sorologias
Urina - amostra Isolada
Bioquímica urina de 24 horas
Exames especializados (Curvas Glicêmicas e exames de PTH)

Escrito por:

Da Agência Anhanguera