Publicado 09/06/2019 - 14h38 - Atualizado 09/06/2019 - 14h39

Por Da Agência Anhanguera

Ônibus da VB1 voltam a operar gradativamente

Denny Cesare/AAN

Ônibus da VB1 voltam a operar gradativamente

A Prefeitura de Campinas e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros da Região Metropolitana de Campinas (SetCamp) confirmaram que todos os terminais voltaram a operar normalmente na manhã deste domingo (09). Ontem, (08), a circulação de ônibus foi completamente afetada nos terminais da Vila União e do Vida Nova, que permaneceram fechados até a noite.
Já no Terminal Ouro Verde, agentes de Mobilidade Urbana realizaram uma ação especial, possibilitando o funcionamento dos ônibus em circulação pelos eixos Amoreiras e Santos Dumont. Somente quatro linhas operaram: 120 e 121, que vão até o Centro, e 123 e 205, que fazem a conexão entre os terminais Ouro Verde e Campo Grande.
Os problemas começaram na tarde de sexta-feira (07), quando motoristas da empresa VB1 Transportes, que dirigem as linhas azuis claras, interromperam a saída dos veículos nos terminais Ouro Verde e Vila União. Durante os protestos, dois ônibus chegaram a pegar fogo no Terminal Ouro Verde. Contudo, ninguém ficou ferido ou foi preso.
A revolta de parte dos condutores está relacionada a retirada de um adicional de função no valor de R$ 400, acertada entre o Sindicato dos Rodoviários, que representa a categoria e a companhia. O valor deveria ter sido pago na sexta-feira. Na negociação, o valor foi, de acordo com eles, substituído por um vale-alimentação, o que não agradou a todos.
Na noite de ontem, após realização de assembleia, os motoristas decidiram pelo fim da paralisação, restabelecendo o serviço gradualmente. Dos 132 ônibus previstos para operação no sábado, 62 deixaram de ir para as ruas. As demais concessionárias operaram normalmente. Contudo, os motoristas afirmam que farão greve a partir da zero hora da próxima terça-feira.

Escrito por:

Da Agência Anhanguera