Publicado 09/06/2019 - 06h00 - Atualizado 08/06/2019 - 15h09

Por Do Correio

O físico brasileiro César Lattes

Reprodução

O físico brasileiro César Lattes

O MUNDO ESPERA A SUPER-BOLA DE FOGO
Começou hoje, o processamento das emulsões nucleares, nas quais o físico brasileiro César Lattes, atualmente radicado em Campinas, pesquisando e dirigindo o Instituto de Física da Universidade de Campinas, pretende encontrar mais evidências da 'Bola de Fogo', sua super-descoberta, que vem sendo tida nos meios científicos, como a mais importante dos últimos 20 anos. Ela trata de um nôvo estado da matéria, que se verificaria no momento em que as camadas formam o meson (uma espécie de "cola" que liga os elétrons), uma das partes do átomo. O laboratório do Instituto de Física da UC, viveu durante a semana passada, uma atividade incessante: foram reveladas seis mil chapas de Raio-X da Câmara 14, recentemente chegada do Monte Chacaltaya, na Bolívia, onde permaneceu exposta aos Raios Cósmicos, (base dos estudos) durante todo um ano.
 
30 MIL ESTUDANTES NA FESTA DA TV CULTURA
O governador Abreu Sodré inaugurará, dia 15 próximo, a TV 2 Cultura, que passará a transmitir normalmente sua programação educativa. Cêrca de 30 mil jovens estudantes de todo o Estado participarão da festa inaugural, que se realizará no Ginásio do Ibirapuera, às 11 horas. Esses estudantes, escolhidos entre os primeiros dos cursos primário e secundário em todos os estabelecimentos oficiais de ensino da Capital, Grande São Paulo e interior, percorrerão também os pontos turísticos da Capital, a convite do Govêrno do Estado. Da inauguração da TV 2 Cultura deverão também participar autoridades federais e estaduais e municipais, prefeitos do interior e grande número de educadores.
 
25 MIL SOLDADOS DOS EUA SÃO RETIRADOS DO VIETNÃ
Os vinte e cinco mil soldados norte-americanos que serão evacuados do Vietnã do Sul, antes de 1.o de Agosto, serão mantidos na reserva em Okinawa e no Haiti, indicou-se aqui, ontem à noite, em fonte informada. Nas esferas próximas ao Pentágono precisou-se que estas unidades poderão ser enviadas de novo ao Vietnã em caso de urgência. Em Washington acredita-se que êste primeiro contingente de tropas retiradas do Vietnã atingiria a 50 mil homens ou a uma cifra ainda superior.

Escrito por:

Do Correio